Gustavo Kuerten: ex-tenista venceu 3 Roland Garros. (João Sal/Lacoste/Divulgação)
Matheus Doliveira
Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 13h17.
Última atualização em 10 de dezembro de 2021 às 16h02.
Quase nenhuma outra empresa tem suas origens tão ligadas às quadras de tênis quanto a Lacoste, fundada em 1933 pelo tenista René Lacoste. Protagonista nesse universo, no Brasil, a marca tem como embaixador o atleta aposentado Gustavo Kuerten, que sozinho trouxe para casa três Roland Garros, honraria máxima do tênis.
A Lacoste Eyewear, divisão de óculos de sol da marca, apresentou ontem sua nova coleção. O evento aconteceu em São Paulo e reuniu convidados para oficinas de beach tennis, a mais nova tendência que está trazendo areia para o asfalto das grandes cidades do país.
A estrela do dia foi, obviamente, o Guga, conhecido por seu estilo único de se vestir e também por seu cabelo, que está sempre bagunçado, não importa a ocasião. A coleção apresentada pelo atleta carrega o DNA da marca, com silhuetas casuais, esportivas e sofisticadas em cores e acabamentos diversos.
Em um breve papo com a Casual EXAME, Guga falou sobre seu cargo como embaixador na Lacoste, sobre o cenário atual do tênis e sobre seu estilo peculiar de se vestir. Confira:
Como você descreve o cenário do tênis hoje?
O cenário ainda é de imensa empolgação, porque vive nessa longa transição, desde o Federer, depois com Nadal e Djokovic — e ninguém consegue destituir os três da liderança do ranking. E o Djokovic, surpreendentemente, continua se aprimorando cada vez mais, e os mais jovens precisam e vão chegar nesse lugar, enquanto isso nós temos a atração extra de algo que é grandioso. Um sabor ainda mais especial é ser espectador e observar alguém quebrar todos os recordes inimagináveis, isso é um prêmio para nós que somos apaixonados, para quem também está envolvido no ramo e negócios do tênis. E eu, particularmente, me coloco nesse lugar com a Escola Guga, de estar na expectativa de ver um brasileiro bem-preparado e com potencial para figurar nas primeiras colocações do ranking internacional.
Você tem um estilo de se vestir muito marcante. Óculos são essenciais no seu guarda-roupa?
É bom que vocês falaram marcante [risos]. Isso de alguma forma começou com o azul e amarelo nas quadras de tênis, o que é extremamente raro. Mas daí veio a Lacoste, e como meus amigos falam, me ajudou muito nos últimos nove anos [risos], porque eu posso colocar qualquer roupa de olhos fechados e estou bem vestido e, tendo os óculos para complementar a marca registrada do que é o cabelo desgrenhado, eu estou pronto pro verão em Floripa.
Quem você pretende influenciar usando os óculos Lacoste?
Eu me inspiro muito na própria marca em si, em todo o legado ligado ao tênis. A vida é muito mais inspiracional para mim, vindo aqui, vendo e contagiando as pessoas, trazendo alegria e emoção, mesmo sem um grande objetivo por trás, eu já me sinto muito agradecido e é um presente por toda a minha trajetória.