Um tribunal de apelação dos Estados Unidos obrigou os cantores Justin Bieber e Usher nesta quinta-feira a enfrentarem uma ação civil no valor de 10 milhões de dólares em que a dupla é acusada de copiar ilegalmente partes de uma canção escrita por dois compositores do Estado da Virgínia.
Por 3 votos a 0, o tribunal de apelação de Richmond retomou uma ação civil de maio de 2013 apresentada por Devin Copeland, cantor de R&B conhecido como De Rico, e seu parceiro de composição Mareio Overton, dizendo que o juiz de uma corte de instância inferior errou ao encerrar o caso.
Os reclamantes afirmam que três versões da canção “Somebody to Love” gravadas por Bieber, Usher ou ambos partilham o mesmo padrão de batida, o mesmo ritmo e acordes e letras semelhantes à canção de sua autoria com o mesmo título.
“Depois de ouvir a canção de Copeland e as canções de Bieber e Usher na íntegra, concluímos que os refrões são semelhantes o suficiente, e também significativos o suficiente, para que um júri sensato considere as canções intrinsecamente semelhantes”, escreveu a juíza Pamela Harris para o tribunal de apelação.
Entre os outros réus estão as gravadoras Universal Music Publishing Group e Sony/ATV Music Publishing.
Os advogados de defesa não responderam de imediato aos pedidos de comentários. O advogado dos reclamantes tampouco respondeu a pedidos semelhantes.
-
1. Cópia ou inspiração?
zoom_out_map
1/12 (Getty Images)
São Paulo - Criatividade é um atributo essencial para
músicos, mas repaginar outros sons também faz parte do processo. O problema surge quando a inspiração dá lugar ao
plágio. O caso mais recente noticiado foi o da condenação de
Pharrell Williams e Robin Thicke, que, segundo um tribunal federal dos Estados Unidos, considerou que os
artistas copiaram a música "Got To Give It Up" (1977), de Marvin Gaye, na criação de "Blurred Lines" (2013). Eles foram obrigados a pagar 7,3 milhões de dólares aos herdeiros de Gaye. Além deles, há vários outros casos semelhantes no mundo musical. Confira nas imagens as músicas acusadas e, na sequência, os "originais" correspondentes.
-
2. "Roar", de Katy Perry
zoom_out_map
2/12
Quando lançou o single "Roar", a cantora Katy Perry foi acusada de plágio pelos fãs da também cantora Sara Bareilles. A introdução das duas músicas é, de fato, muito parecida.
-
3. "Brave", a inspiração de "Roar"
zoom_out_map
3/12
Apesar das acusações de plágio e da real semelhança, a cantora Sara Bareilles não se importou com isso e afirmou, em
entrevista, que gosta de Katy e que não há rivalidade entre elas.
-
4. "Somebody That I Used To Know", de Gotye
zoom_out_map
4/12
O músico Gotye sofreu um processo da família do violonista brasileiro Luiz Bonfá, com a acusação de plágio A faixa "Somebody that I used to know" contém um sample de "Seville", composta em 1967 pelo musicista.
-
5. "Seville", a inspiração de "Somebody that I used to know"
zoom_out_map
5/12
Após mover o processo contra Gotye, a família conseguiu fechar um acordo com o artista, em 2011. Ficou acertado que o brasileiro receberia a coautoria da faixa e participação nos royalties. Até 2013, os representantes do músico plagiado
já tinham recebido mais de 1 milhão de dólares.
-
6. "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin
zoom_out_map
6/12
O grupo de rock Led Zeppelin foi acusado de plágio depois de lançar a música “Whole Lotta Love”, inspirada em “You Need Love”, composta por Willie Dixon.
-
7. "You Need Love", a inspiração de "Whole Lotta Love"
zoom_out_map
7/12
Depois do suscesso de "Whole Lotta Love", Willie Dixon processou o Led Zeppelin e eles entraram em um acordo extrajudicial. Assim, Dixon passou a ser considerado como coautor da música.
-
8. "Creep", do grupo Radiohead
zoom_out_map
8/12
Um dos grandes sucessos do Radiohead, "Creep" também foi alvo de acusação de plágio. A música foi comparada com "The Air That I Breathe", do grupo The Hollies.
-
9. "The Air That I Breathe", inspiração de "Creep"
zoom_out_map
9/12
Depois de entrar na justiça contra o Radiohead, a banda The Hollies conseguiu ter o direito de colocar os músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood como coautores da faixa.
-
10. "Do ya think Im sexy", de Rod Stewart
zoom_out_map
10/12
O cantor americano Rod Stewart se inspirou além da conta no refrão da música “Taj Mahal”, de Jorge Ben, e fez um ritmo muito parecido para a faixa “Do ya think I’m sexy?”.
-
11. "Taj Mahal", inspiração de “Do ya think I’m sexy?”
zoom_out_map
11/12
Os representantes do brasileiro entraram com ação contra o americano pelo plágio, mas o problema foi resolvido em acordo extrajudicial. Stewart assumiu que pode ter copiado "inconscientemente" o trabalho de Jorge Ben e abriu mão dos royalties da faixa.
-
12. Veja agora:
zoom_out_map
12/12 (Getty Images)