Casual

Justiça dos EUA vai julgar Led Zeppelin por plágio

Banda britânica é acusada de plagiar a canção instrumental "Taurus", do grupo Spirit, nos acordes iniciais de "Stairway to heaven"


	Led Zeppelin: acordes iniciais de "Stairway to Heaven" são extremamente parecidos com os da canção "Taurus", do grupo norte-americano Spirit.
 (Wikimedia Commons)

Led Zeppelin: acordes iniciais de "Stairway to Heaven" são extremamente parecidos com os da canção "Taurus", do grupo norte-americano Spirit. (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2016 às 06h40.

Los Angeles (EUA) - Um júri de um tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, decidirá se o lendário grupo de rock Led Zeppelin plagiou o início de sua famosa canção "Stairway to Heaven" depois que a Justiça admitiu um processo contra a banda britânica, divulgou nesta segunda-feira o canal de notícias "Bloomberg".

O juiz do distrito Gary Klausner em Los Angeles indicou que as notas iniciais de "Stairway to Heaven" são suficientemente parecidas com as da canção instrumental "Taurus", do grupo americano Spirit.

O julgamento sobre o suposto plágio está previsto para o dia 10 de maio em Los Angeles.

O caso remonta a 2014, quando o administrador Michael Skidmore, em representação do guitarrista do Spirit, Randy California, já falecido, apresentou o processo pela similaridade existente entre os temas "Taurus", de 1968, e "Stairway to Heaven", gravado em 1971.

Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em várias ocasiões no final dos anos 1960.

Segundo Skidmore, o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, pediu a Randy California que lhe ensinasse os acordes iniciais de "Taurus".

Jimmy Page, o cantor Robert Plant e o baixista John Paul Jones, os integrantes vivos do Led Zeppelin, argumentaram, entre outros aspectos, que as similitudes entre as duas canções estão limitadas a "uma escala cromática descendente de tons" que é muito popular no mundo da música e que não pode ser suscetível de proteção por direitos de propriedade intelectual.

De qualquer modo, a decisão do juiz Gary Klausner só mantém como acusados de plágio Page e Plant, de 72 e 67 anos, respectivamente.

Considerada uma das bandas mais importantes e influentes da história do rock, o Led Zeppelin começou sua carreira no final dos anos 1960 e fez enorme sucesso na década seguinte, quando lançou, entre outros, o disco "Led Zeppelin IV" (1971), no qual se encontrava a famosa canção "Stairway to Heaven". 

Acompanhe tudo sobre:BandasEstados Unidos (EUA)Indústria da músicaJustiçaMúsicaPaíses ricosPlágios

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025