Casual

Judoca é suspenso por 10 anos por se recusar a lutar com israelense

O Comitê Olímpico Argelino retirou as credenciais do judoca Fethi Nourine e de seu técnico, Amar Benikhlef, e os mandou de volta para casa

Anéis Olímpicos em Tóquio. (Kim Kyung-Hoon/Pool/Reuters)

Anéis Olímpicos em Tóquio. (Kim Kyung-Hoon/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de setembro de 2021 às 09h28.

O judoca argelino Fethi Nourine e seu técnico foram suspensos pela Federação Internacional de Judô (IJF) por 10 anos por se retirarem da Olimpíada de Tóquio quando a chave da competição colocou o judoca a caminho de uma luta contra um atleta israelense.

O atleta de 30 anos deveria enfrentar o sudanês Mohamed Abdalrasool na primeira luta na categoria até 73 quilos, e uma vitória o faria enfrentar o israelense Tohar Butbul na rodada seguinte.

Nourine disse que seu apoio político à causa palestina tornou impossível para ele competir com Butbul.

O Comitê Olímpico Argelino retirou as credenciais do judoca e de seu técnico, Amar Benikhlef, e os mandou de volta para casa.

A IJF, que suspendeu ambos temporariamente, disse que os dois usaram os Jogos "como uma plataforma de protesto e promoção de propaganda política e religiosa", o que violou seu código de ética e a Carta Olímpica.

Eles estão banidos de todos os eventos e atividades da IJF até 23 de julho de 2031, mas podem apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS), disse o comunicado da entidade.

O incidente não foi a primeira vez em que Nourine se retirou de uma competição para evitar enfrentar um oponente israelense – ele abandonou o Campeonato Mundial de 2019 em Tóquio pela mesma razão.

As tensões do conflito israelo-palestino voltaram à tona neste ano, quando confrontos na Jerusalém em disputa desencadearam combates através da fronteira.

Acompanhe tudo sobre:AtletasOlimpíada 2021

Mais de Casual

Azul cria novas categorias do programa de fidelidade; a mais alta é só para convidados

Passeio na Serra do Mar Paranaense disputa Oscar do turismo na categoria Trem de Luxo

15 mostras de arte que estreiam em São Paulo além da Bienal

Frida Kahlo e Diego Rivera inspiram coleção de relógios da Bvlgari; veja fotos