Casual

Johnnie Walker vai lançar uísque em garrafa de papel em 2021

Johnnie Walker, da Diageo, quer eliminar plástico de suas garrafas e lança no começo de 2021 nova embalagem de papel 100% reciclável

Nova embalagem da Johnnie Walker: uísque em garrafa de papel (DIageo/Divulgação)

Nova embalagem da Johnnie Walker: uísque em garrafa de papel (DIageo/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 13 de julho de 2020 às 09h50.

Última atualização em 14 de julho de 2020 às 10h07.

Para 2021, a Diageo, responsável pelo uísque escocês Johnnie Walker, promete um lançamento inusitado: uma garrafa de uísque de papel e livre de plástico.

Criada em parceria com a Pilot Lite, a embalagem feita de polpa de madeira será totalmente reciclável. Para a empreitada, Diageo e Pilot Lite criaram uma nova companhia, a Pulpex Ltd, responsável pelo conceito, desenvolvimento e fabricação da nova garrafa.

A novidade deverá estar nas prateleiras no começo de 2021.

"Estamos orgulhosos de termos criado essa embalagem inédita. Estamos constantemente buscando nos superar, e essa embalagem sustentável tem o potencial de ser um grande marco. Há muito sentido em estreá-la com a Johnnie Walker, uma marca que sempre abriu caminhos para a inovação em seus 200 anos de vida", disse em comunicado Ewan Andrew, diretor de sustentabilidade da Diageo.

A Pulpex Ltd não fabricará embalagens apenas para o uísque Johnnie Walker, mas também para companhias como Unilever e PepsiCo.

O uísque Johnnie Walker é, atualmente, o quinto uísque mais vendido do mundo, segundo o relatório 2020 Brand Champions, com 165 milhões de litros comercializados em 2020.

A iniciativa pode desagradar consumidores mais puristas, que não acreditam que possa haver outra maneira de beber uísque premium que não em uma bela garrafa de vidro, mas a marca espera mostrar que não há nada de errado em comprar uísque em uma embalagem de papel, desde que isso seja a favor do planeta.

Atualmente, do total de materiais das embalagens produzidas pela Diageo, apenas 5% é plástico - vindo das roscas, tampas e rótulos das bebidas -, mas a empresa pretende diminuir esse número de qualquer maneira.

As exportações de uísque escocês cresceram 2,4% em volume em 2019, chegando a 1,31 bilhão de garrafas de 700mL, segundo a Scotch Whisky Association. Mas as exportações para os Estados Unidos caíram 7% no período.

A Johnnie Walker lidera o segmento de uísque escocês, mas vendeu 2.8% menos em 2019 que em 2018. Atrás dela vêm duas marcas da Pernod Ricard, Ballantine's e Chivas Regal. Ballantine's vendeu 69,3 milhões de litros em 2019 (4,6% mais que em 2018), enquanto Chivas vendeu 39,6 milhões de litros (menos 1,1% que em 2018).

Acompanhe tudo sobre:DiageoEmbalagensJohnnie WalkerSustentabilidadeUísque

Mais de Casual

Prédio residencial para aluguel oferece mais de 30 áreas de lazer, incluindo cinema e até karaokê

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank abrem as portas do rancho para hospedagem no Airbnb

Concorrente para a Rolex? A Universal Genève está de volta

Os melhores carros do ano de 2024 segundo ranking EXAME Casual