Casual

Japonês octogenário quer ser o mais velho a escalar Everest

Yuichiro Miura, que passou por quatro cirurgias cardíacas, irá tentar a sua terceira subida ao pico mais alto do mundo

Alpinista japonês Yuichiro Miura, de 80 anos, em entrevista para a Reuters em Kathmandu (Navesh Chitrakar)

Alpinista japonês Yuichiro Miura, de 80 anos, em entrevista para a Reuters em Kathmandu (Navesh Chitrakar)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 12h35.

Katmandu - Um alpinista japonês de 80 anos que passou por quatro cirurgias cardíacas está se dirigindo para o Monte Everest para tentar a terceira subida do pico mais alto do mundo e se tornar a pessoa mais velha a chegar ao topo se ele conseguir.

Yuichiro Miura subiu ao cume de 8.850 metros da montanha em 2003 e 2008. Ele desceu de esqui o Everest de uma altitude de 8.000 metros em 1970.

Miura e uma equipe de nove pessoas vão subir a rota sudeste padrão, iniciada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay quando eles se tornaram as primeiras pessoas a chegar ao cume em maio de 1953.

"O recorde não é tão importante para mim", disse Miura à Reuters na capital do Nepal, Katmandu, antes de sair para a montanha. "É importante chegar ao topo." O recorde da pessoa mais velha a subir a montanha é de Min Bahadur Sherchan, do Nepal, que atingiu o cume quando tinha 76 anos, em 2008.

Um médico especializado em doenças do coração está na equipe para ficar de olho na saúde de Miura. O grupo espera atingir o cume em maio.

Miura já esquiou as montanhas mais altas de cada um dos continentes, e está simplesmente seguindo a tradição familiar. Seu falecido pai, Keizo Miura, desceu de esqui o Mont Blanc da Europa aos 99 anos.

"Se você deseja fortemente, tem coragem e resistência, então você pode chegar ao topo do seu sonho", disse Miura.

Ele já tem um novo sonho: quer esquiar a Cho Oyu, sexta montanha mais alta do mundo, com 8.201 metros, também no Himalaia.

"Talvez, quando eu tiver 85 anos, e se eu estiver vivo, eu quero escalar e esquiar a Cho Oyu", contou Miura. "É o meu próximo sonho." Cerca de 4.000 alpinistas já atingiram o topo do Everest e cerca de 240 pessoas morreram em suas encostas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEsportistasEsportesJapãoAlpinismo

Mais de Casual

Do asfalto para a água: Lamborghini lança scooter aquática de luxo - a mais potente já produzida

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro