Olimpíadas: os atletas japoneses terão permissão para voltar ao país, mas precisam ficar em quarentena por 14 dias (Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Reuters
Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 11h49.
Última atualização em 15 de janeiro de 2021 às 12h25.
O Japão suspenderá temporariamente as isenções que permitem que atletas estrangeiros treinem no país antes dos Jogos Olímpicos, informou a Kyodo News, uma vez que está fechando suas fronteiras para conter um aumento de casos de covid-19 a apenas seis meses dos Jogos.
A suspensão vai durar até 7 de fevereiro, o fim programado do estado de emergência do coronavírus na capital, Tóquio, e outras cidades importantes, disse a agência Kyodo, citando uma fonte com conhecimento do assunto.
O Japão está lutando contra o aumento recorde de infecções por coronavírus, o que levou o governo a fortalecer os controles de fronteira e expandir seu estado de emergência para abranger mais da metade da população do país.
A pausa nas isenções dos atletas ocorre após a suspensão do governo, nesta semana, das isenções para viajantes a negócios.
A proibição temporária incluirá atletas e técnicos estrangeiros não residentes de ligas esportivas japonesas, incluindo a J-League de futebol, que começa sua temporada no mês que vem, e a Nippon Professional Baseball, que abre os treinos de primavera em 1º de fevereiro, disse a Kyodo.
Os atletas japoneses terão permissão para voltar ao país, mas precisam ficar em quarentena por 14 dias, durante os quais não podem treinar ou competir, segundo reportagem da agência.