Casual

Japão está 'encurralado' para realizar Olimpíada, diz ex-judoca

Os comentários da ex-judoca Kaori Yamaguchi aumentaram a tensão em todo o Japão, onde a Olimpíada foi adiada no ano passado

Ex-judoca japonesa Kaori Yamaguchi concede entrevista em Tóquio
19/05/2021
Kyodo/via REUTERS (Kyodo/Reuters)

Ex-judoca japonesa Kaori Yamaguchi concede entrevista em Tóquio 19/05/2021 Kyodo/via REUTERS (Kyodo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de junho de 2021 às 11h26.

Última atualização em 4 de junho de 2021 às 13h15.

Uma dos heroínas do esporte japonês e membro do Comitê Olímpico do Japão disse nesta sexta-feira que sua nação foi "encurralada" para levar adiante os Jogos de 2020, apesar da oposição pública em meio à pandemia de coronavírus.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor 

Os comentários da ex-judoca Kaori Yamaguchi aumentaram a tensão em todo o Japão, onde a Olimpíada foi adiada no ano passado, mas agora deve começar no dia 23 de julho, mesmo em meio a uma quarta onda de infecções de Covid-19.

A maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos, mas alguns atletas estrangeiros devem começar a chegar e os organizadores insistem que o evento esportivo global de 15 bilhões de dólares continua nos trilhos.

Yamaguchi, que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos de Seul de 1988, acusou o Comitê Olímpico Internacional (COI), o governo do Japão e o comitê organizador da Tóquio 2020 de impedirem o diálogo e ignorarem a opinião pública.

"Para que e para quem será esta Olimpíada? Os Jogos já perderam o sentido, e estão sendo realizados só para ser realizados. Acredito que já perdemos a oportunidade de cancelar", escreveu ela em um artigo de opinião para a agência de notícias Kyodo.

Espectadores estrangeiros já foram proibidos de assistir aos Jogos, e os japoneses também podem ser barrados do que os organizadores prometem ser um evento em uma "bolha" desinfetada para minimizar o risco de contágio, e ao mesmo tempo dar alegria a um mundo assolado pela Covid-19.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:COIJapãoOlimpíadasPandemia

Mais de Casual

O que justifica o sucesso do Ford Ranger no Brasil

Retrospectiva Spotify: os artistas e podcasts mais escutados por executivas em 2024

Com ondas personalizáveis, maior piscina para surfe do Hemisfério Sul será inaugurada no RJ

Espumante brasileiro fica entre os 16 melhores do mundo em concurso na França