Casual

Janaína Torres Rueda, da Casa do Porco, é eleita a melhor chef da América Latina

No ranking Casual EXAME com os 100 melhores restaurantes do Brasil, a Casa do Porco, um dos restaurantes da chef, ocupa a primeira posição

Janaína Torres Rueda: uma das maiores vozes da gastronomia do Brasil. (Leandro Fonseca/Exame)

Janaína Torres Rueda: uma das maiores vozes da gastronomia do Brasil. (Leandro Fonseca/Exame)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 5 de outubro de 2023 às 12h11.

Última atualização em 5 de outubro de 2023 às 12h15.

Janaína Torres Rueda foi eleita, nesta quinta-feira, 5, a melhor chef mulher da América Latina em 2023, pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. A chef é coproprietária, ao lado de Jefferson Rueda, da Casa do Porco, do bar casual Dona Onça, da lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, da Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, todos na cidade de São Paulo.

A cozinheira é a décima a receber o prêmio, e uma das maiores vozes femininas da gastronomia brasileira. Em 2022, quem recebeu o título foi a paranaense Manu Buffara. Também em 2022, a Casa do Porco foi eleito o melhor restaurantes do Brasil, dentro da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants. Este ano, o estabelecimento ocupou a posição de número 12 lista mundial. No ranking Casual EXAME com os 100 melhores restaurantes do Brasil, a casa ficou em primeiro lugar.

“Estar ao lado de tantas mulheres poderosas, que representam a mudança que desejamos ver no setor, é uma grande honra. Como sempre, agradeço ao 50 Best por oferecer uma plataforma que nos ajuda a divulgar a importância da inclusão, de melhores condições de vida e da educação alimentar. Todos nós devemos ajudar as pessoas ao nosso lado a prosperar”, diz Janaína.

Trajetória

Militante da alta gastronomia democrática, ela opera suas empresas segundo a seguinte missão: aprimorar e transformar a dieta da população brasileira, oferecendo produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis. No Dona Onça, seu bar casual no centro da cidade de São Paulo, ela serve pratos afetivos, como a galinhada.

Já na Casa do Porco, seu restaurante de fine dining, ela e o sócio, Jefferson Rueda, oferecem um menu de degustação por menos de R$ 300— um dos pratos da sequência é o porco San Zé, que é preparado com porcos de criação própria e cujo processo de cocção leva oito horas. A lista de espera chega a durar meses, nos horários mais concorridos. Grandes filas também costumam se formar.

yt thumbnail

50 Melhores da América Latina

No dia 28 de novembro é realizada a cerimônia oficial de revelação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, onde Janaína recebe o prêmio. Pela primeira vez, o Brasil será palco da festa, no icônico Copacabana Palace. Os outros anúncios serão feitos até lá: o Icon Award, a ser anunciado em 23 de outubro, e do American Express One To Watch Award, divulgado em 6 de novembro. O título atual é do Central, em Lima no Peru, também eleito o melhor do mundo.

Em 2023, o 50 Best voltará a publicar também a lista dos restaurantes ranqueados nas posições 51 a 100 na América Latina, como faz com o ranking mundial. A revelação desta lista é no dia 16 de novembro.

Dedicada a renovar seu compromisso com a divulgação do maior número possível de estabelecimentos do setor de hospitalidade, agora em 2023 o 50 Best voltará a publicar também a lista dos restaurantes ranqueados nas posições 51 a 100 na América Latina.

Acompanhe tudo sobre:Cozinhascomida-e-bebidaChefsGastronomia

Mais de Casual

Azul cria novas categorias do programa de fidelidade; a mais alta é só para convidados

Passeio na Serra do Mar Paranaense disputa Oscar do turismo na categoria Trem de Luxo

15 mostras de arte que estreiam em São Paulo além da Bienal

Frida Kahlo e Diego Rivera inspiram coleção de relógios da Bvlgari; veja fotos