Casual

J.K. Rowling aborda regulação da imprensa e grampos em livro

A escritora britânica aborda em seu novo livro a questão dos grampos telefônicos e suas experiências em relação à intromissão da imprensa na vida privada


	A autora J.K. Rowling: este é seu terceiro livro para adultos
 (Carlo Allegri/Reuters)

A autora J.K. Rowling: este é seu terceiro livro para adultos (Carlo Allegri/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 14h56.

Londres - A escritora britânica J.K. Rowling, autora da popular saga "Harry Potter", aborda em seu novo livro a questão dos grampos telefônicos e suas experiências em relação à intromissão da imprensa na vida privada.

"The Silkworm" (O Bicho-da-Seda, em livre tradução), segundo suspense de Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith, retoma os mesmos personagens de seu livro anterior, o detetive particular Cormoran Strike - um veterano da guerra do Afeganistão - e sua "decidida jovem ajudante" Robin Ellacott, em um novo caso a ser desvendado, o desaparecimento do romancista Owen Quine.

No entanto, entre os personagens adicionais, o livro também relata as ações de um desprestigiado jornalista, que, por sinal, recorre às escutas telefônicas em seus procedimentos, segundo relatou a agência de notícias Press Association após ler o primeiro capítulo.

"O romancista Quine escreveu um manuscrito com venenosos perfis de quase todas as pessoas que conhece e, caso esse livro fosse publicado, arruinaria vidas, com o que haveria muitas pessoas querendo lhe silenciar", relata o site do fictício escritor Robert Galbraith ao detalhar a trama.

O novo título, de 384 páginas e que chegará às prateleiras no próximo dia 19 no Reino Unido, também recolhe a opinião da autora a favor de uma regulação da imprensa britânica, como concluiu o chamado relatório Leveson que averiguou o escândalo das escutas ilegais realizadas pelo tabloide "News of the World".

Em 2011, perante o juiz lorde Brian Leveson, Rowling declarou que o assédio da imprensa fez com ela abandonasse sua casa na Escócia e que chegou a encontrar uma carta escrita por um jornalista na bolsa do colégio de sua filha mais nova.

"The Silkworm", que sairá pela editora Little Brown, é o seu terceiro livro para adultos. Antes, em outubro de 2012, a escritora lançou "Morte Súbita" e, em abril de 2013, "O Chamado do Cuco", o primeiro sob o pseudônimo de Robert Galbraith e que teve um grande sucesso entre a crítica especializada.

Essa foi a primeira vez que a escritora ocultou sua verdadeira identidade para escrever sem as pressões relacionadas à fama alcançada com as histórias de magia de Hogwarts, embora esse fato tenha sido desvendado por conta de um descuido de um de seus advogados.

O primeiro título de "Harry Potter" foi publico há mais de 17 anos, enquanto a saga, um verdadeiro êxito mundial, foi traduzida para 73 idiomas e vendeu 450 milhões de cópias em mais de 200 países.

Acompanhe tudo sobre:LivrosHarry PotterJ. K. Rowling

Mais de Casual

As apostas futuristas da Nike para impulsionar sua retomada financeira

10 dicas de especialistas para escolher um bom azeite

Adidas inaugura sua primeira loja conceito Originals no Brasil

O que é Governors Awards, prêmio do Oscar que Wagner Moura participou