Paris - A solidariedade contra o individualismo: "Deux jours, une nuit" (Dois dias, uma noite), nova crônica social dos irmãos Dardenne, com a francesa Marion Cotillard em um papel comovente de operária do subúrbio de Liege, foi bem recebido no Festival de Cannes.
Exibido nesta terça-feira na mostra oficial, o longa-metragem foi aplaudido e alguns críticos chegaram a mencionar a possibilidade de uma terceira Palma de Ouro para os diretores belgas ou de um prêmio de interpretação feminina.
Sandra (Marion Cotillard), estimulada pelo marido (Fabrizio Rongione), tem apenas um fim de semana para bater de porta em porta e suplicar a cada um de seus colegas de trabalho que abram mão de um bônus de 1.000 euros para que ela consiga manter o emprego.
Na sexta-feira, os funcionários votam a favor do bônus, mas graças ao apoio de uma colega uma nova votação é programada para a segunda-feira seguinte.
A história é inspirada em "diversas situações similares" que aconteceram no fim dos anos 90 em empresas como a Peugeot ou outras da Bélgica e Estados Unidos, explicou à AFP Luc Dardenne.
O mais novo dos irmãos fala do "cinismo contemporâneo" de uma diretoria que invoca a crise como justificativa, com o discurso de "só posso contratar esta pessoa caso vocês sejam solidários".
Um cinismo ainda menos justificado porque Sandra não é uma ativista, e sim uma mulher depressiva que sai de licença médica e que "não acredita mais nela e não confia nos demais".
"Vou parecer uma mendiga", afirma a protagonista ao marido para explicar porque não deseja tentar convencer os colegas. Mas aos poucos, ela se transforma em uma "mulher que deixa de ter medo", segundo Luc Dardenne.
"Felizmente para a personagem e pela primeira vez em nossa família de personagens, a heroína tem um marido que é um homem formidável e eles levam uma vida normal. Não estão ameaçados de expulsão, são apenas pessoas humildes ", completa Jean-Pierre Dardenne.
Sentimento de solidariedade
A câmera dos irmãos Dardenne segue a mulher em seu périplo de porta em porta, o que vira um calvário.
Em cada etapa, o espectador descobre uma nova situação, contas a pagar, a perda do emprego do cônjuge, entre outras.
"O bônus representa um ano de conta de energia elétrica", resume um colega de trabalho.
Luc espera que "os espectadores que assistam ao filme perguntem: 'se eu estivesse no lugar de Sandra, Mireille ou Willy o que faria?'"
"Talvez seja um pouco ingênuo, mas talvez o filme ajude a criar um sentimento de solidariedade. É melhor que o grande individualismo que geralmente vemos".
"É um sonho ter conseguido trabalhar com os irmãos Dardenne", disse Marion Cotillard.
A atriz afirmou ainda que não ficou assustada com "o trabalho enorme dos ensaios" impostos pelos Dardenne "para obter o que desejavam com o filme".
"É o que sempre sonhei na relação entre diretor e ator", disse a atriz, que citou "uma experiência comovente, enriquecedora, talvez a mais bela".
Os dois irmãos, que não se imaginam trabalhando separados, formam uma dupla aclamada em Cannes.
Eles integram o clube exclusivo dos cineastas que receberam duas vezes a Palma de Ouro: em 1999 por "Rosetta" e em 2005 por "A Criança". Uma terceira Palma seria um recorde sem precedentes na história de Cannes.
"Estamos muito felizes de estar na competição. Esperamos que que as exibições tenham êxito e ajudem o filme a encontrar seu público", disse Jean-Pierre.
-
1. Tapete vermelho
zoom_out_map
1/12 (Getty Images)
São Paulo – O
Festival de Cannes começou do dia 14 de maio, na França, mas não são apenas os
filmes que têm chamado a atenção do público. Durante a mostra,
celebridades, como Blake Lively, Hilary Swank e Nicole Kidman, desfilaram com vestidos de cair o queixo, para
Oscar nenhum colocar defeito. Confira a seguir alguns dos grandes destaques da
moda do evento de
cinema que dura até dia 25 deste mês.
-
2. Blake Lively
zoom_out_map
2/12 (Getty Images)
A atriz Blake Lively está sendo uma das grandes referências da moda nesta edição do Festival de Cannes. Na estreia do filme "Captives" (imagem à esquerda), a artista apareceu com um elegante vestido tomara-que-caia preto e branco, feito pelo grife Gucci Première. A marca também foi a responsável pela confeção do modelo na cor vinho, que ela vestiu na abertura do evento, com o filme "Grace of Monaco".
-
3. Hilary Swank
zoom_out_map
3/12 (Getty Images)
Estrelando o filme "The Homesman", que concorre à Palma de Ouro em Cannes, a atriz Hilary Swankacertou em cheio na escolha do modelito para a première de sua produção. O vestido branco, justinho e de um ombro só foi feito pelo Atelier Versace
-
4. Nicole Kidman
zoom_out_map
4/12 (Getty Images)
Durante a cerimônia de abertura do festival e apresentação do filme "Grace of Monaco", Nicole Kidman se vestiu à altura do papel que desempenhou na produção, em que encarnou a princesa Grace kelly. A atriz compareceu ao evento com um vestido azul repleto de detalhes e bordados da grife Armani Privè.
-
5. Naomi Watts
zoom_out_map
5/12 (Getty Images)
Outra artista que chamou a atenção durante o Festival de Cannes foi Naomi Watts. Ela foi à première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" com um modelo Marchesa, feito de chiffon de seda azul e bordado de cristais de diamante. O vestido de cair o queixo fez com que, mesmo não participando do filme, Naomi fosse um dos destaques do tapete vermelho.
-
6. Jessica Chastain
zoom_out_map
6/12 (Getty Images)
A protagonista do filme "The Disappearance Of Eleanor Rigby" Jessica Chastain compareceu à estreia de seu trabalho com um belo vestido azul royal de um ombro só e fenda frontal. O brilho do visual ficou por conta dos brincos de diamantes que ela usou na ocasião.
-
7. Cate Blanchett
zoom_out_map
7/12 (Getty Images)
O visual adotado pela atriz Cate Blanchett na première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" pareceu brincar com o tema do longa-metragem. O look, elaborado pela grife Givenchy, trouxe uma blusa cuja textura lembra as escamas de um réptil. Nada mais apropriado para a estreia da animação, em que é responsável por dublar a personagem Valka.
-
8. Taís Araújo, Grazi Massafera e Isabelli Fontana
zoom_out_map
8/12 (Getty Images)
As brasileiras Taís Araújo (esq.), Grazi Massafera e Isabelli Fontana também estiveram presentes no Festival de Cannes e impressionaram com sua elegância e sensualidade. O vestido justo e decotado de Taís, todo bordado com canutilhos e paetês, é obra do estilista Sandro Barros. O modelo frente única azul marinho de Grazi traz detalhes em dourado e fenda lateral, e é criação de Pedro Lourenço. Já o visual de Isabelli é da grife Tufi Duek, que fez uma peça amarela, com uma grande fenda na perna. As três compareceram para assistir à première do filme "Saint Laurent".
-
9. Carly Steel
zoom_out_map
9/12 (Getty Images)
A atriz, apresentadora e produtora Carly Steel também compareceu à estreia de "Como Treinar Seu Dragão 2" e impressionou no tapete vermelho. O que poderia ser um simples vestido nude se tornou um modelo muito elegante com o decote elaborado e sensual na medida certa.
-
10. Judit Masco
zoom_out_map
10/12 (Getty Images)
A modelo e apresentadora espanhola Judit Masco escolheu bem o vestido para assistir à estreia do filme "The Homesman". Não teve como errar com o vestido tomara-que-caia clássico, na cor preta, conferindo ao traje a dose certa de elegância e beleza.
-
11. Alexandra Rosenfeld
zoom_out_map
11/12 (Getty Images)
A modelo e Miss França de 2006 Alexandra Rosenfeld também garantiu sua posição de destaque no tapete vermelho de Cannes 2014. Na première do filme "The Homesman", ela apareceu com um vestido bordado branco, com mangas três quartos, para compensar a "ousadia" do comprimento.
-
12. Veja, agora, 15 destinos para visitar antes que eles fiquem famosos
zoom_out_map
12/12 (Wikimedia Commons)