Casual

Intel cria farol que faz chuva ''desaparecer"

Tecnologia pode equipar carros de rua em uma década

Ao detectar chuva, a câmera envia um sinal a um processador, fazendo com que o projetor bloqueie a emissão de luz no lugar onde as gotas estariam caindo na estrada (Reprodução/Quatro Rodas)

Ao detectar chuva, a câmera envia um sinal a um processador, fazendo com que o projetor bloqueie a emissão de luz no lugar onde as gotas estariam caindo na estrada (Reprodução/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 19h40.

A Intel, famosa por fabricar os processadores da maioria dos computadores vendidos no mundo, pode lançar uma tecnologia para facilitar a vida dos motoristas nos próximos anos.

A empresa está desenvolvendo um novo tipo de farol que praticamente elimina as gotas d’água de uma chuva da linha de visão do condutor.

O projeto está sendo realizado em conjunto com a Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh (na Pensilvânia), e substitui os faróis convencionais por uma câmera e um projetor.

Ao detectar chuva, a câmera envia um sinal a um processador, fazendo com que o projetor bloqueie a emissão de luz no lugar onde as gotas estariam caindo na estrada.

Assim, o motorista consegue visualizar o caminho com maior nitidez, sem ser atrapalhado pelos reflexos causados pelas gotas d’água.

Segundo a Intel, todo este processo é realizado em meros 13 milissegundos. Na prática, isso significaria que seria até possível visualizar as gotas na parte inferior do farol, mas não no centro do foco de luz, justamente o ponto onde há mais iluminação. A fabricante de processadores afirma que esta tecnologia pode virar realidade em dez anos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosChuvasVeículos

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega