Casual

IMDb é autorizado a mostrar idade de atores de Hollywood

Uma lei da Califórnia exigiu que o site de informações sobre séries e filmes removesse a idade de atores, mas um juiz a considerou inconstitucional

Macaulay Culkin, a criança mais famosa de Hollywood (Esqueceram de Mim/Reprodução)

Macaulay Culkin, a criança mais famosa de Hollywood (Esqueceram de Mim/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 11h07.

Um juiz federal dos Estados Unidos considerou inconstitucional uma lei do Estado da Califórnia que exige que o IMDb, site de informações sobre séries e filmes, remova a idade de atores mediante pedido.

O juiz Vince Chhabria disse, na terça-feira, que a lei viola os direitos do IMDb sob a Primeira Emenda da Constituição norte-americana.

O site, uma unidade da Amazon, recorreu contra a lei por considerar que dava tratamento especial aos dados de idade, apesar de a norma ter o objetivo de ajudar na redução da discriminação por idade em Hollywood.

"A regulação de discurso precisa ser um último recurso", escreveu o juiz de San Francisco. "A Califórnia não demonstrou que adotou uma medida 'realmente necessária' para combater a discriminação por idade".

A lei foi aprovada em 2016 com apoio do sindicato SAG-Aftra, que representa cerca de 160 mil atores, jornalistas de TV e outros profissionais de mídia, que planeja recorrer contra a decisão do magistrado.

"O SAG-Aftra está extremamente decepcionado com a decisão de hoje", disse o conselheiro-geral do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, em comunicado. "O tribunal, infelizmente, não consegue entender ou reconhecer o enorme impacto que a discriminação de gênero e idade tem em todos artistas atuantes".

O gabinete do procurador da Califórnia, Xavier Becerra, que defendeu a lei, não respondeu de imediato a pedidos por comentário. O IMDb também não respondeu a solicitações.

Acompanhe tudo sobre:AppsCinemaFilmes

Mais de Casual

Os 50 carros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes do Brasil

TikTok Shop chega ao Brasil para rivalizar com Mercado Livre e Magalu

Accor investe em marcas de luxo para expansão global, destacando o Brasil como estratégico