Casual

Imagens inéditas de Miles Davis são descobertas na França

Nas imagens, o famoso trompetista está vestido com um terno preto e uma camisa branca, acompanhado por um quinteto francês com quem havia acabado de gravar

Miles Davis: as gravações do artista têm mais de 60 anos e ainda não tinham sido vistas (Peter Buitelaar/Wikimedia Commons)

Miles Davis: as gravações do artista têm mais de 60 anos e ainda não tinham sido vistas (Peter Buitelaar/Wikimedia Commons)

A

AFP

Publicado em 6 de setembro de 2019 às 14h56.

Um cenário lunar e uma estrela no trompete à esquerda da tela. O Instituto Audiovisual Francês (INA) anunciou a descoberta das "imagens de televisão mais antigas" conhecidas de Miles Davis, uma sequência filmada em 7 de dezembro de 1957.

"É um tesouro que acaba de ressurgir", anunciou o INA em seu site, onde publicou a sequência de 3 minutos e 57 segundos. Nela, é possível ver o famoso trompetista, vestido com um terno preto e uma camisa branca, acompanhado por um quinteto francês com quem havia acabado de gravar a música do filme "Ascenseur pour l'échafaud" de Louis Malle.

No canto esquerdo da tela, Miles Davis, então com 31 anos, primeiro deixa Barney Wilen brilhar no saxofone e René Urtreger no piano, antes de as câmeras focarem nele no final da música.

Essa sequência foi "filmada em 7 de dezembro de 1957 por Jean-Christophe Averty para a RTF" como parte de um programa de variedades e foi transmitida em 25 de dezembro de 1957.

O filme (formato de 16 mm) foi encontrado "durante um inventário feito no centro de conservação do INA" e depois digitalizado para colocá-lo online no site do Instituto.

As imagens foram filmadas dois dias após a gravação da trilha sonora mítica de "Ascenseur pour l'échafaud", que se tornou um clássico do jazz.

Há uma sequência, exibida em 19 de dezembro de 1957 e "apresentada como a gravação autêntica da música do filme", mas "na verdade é uma recriação posterior", datada de 13 de dezembro de 1957, explicou à AFP Pascal Rozat, do INA.

A sequência descoberta recentemente "é a mais antiga conhecida de Miles Davis, embora tenha aparecido anteriormente em programas de televisão americanos, as imagens não foram preservadas", acrescentou Rozat.

Acompanhe tudo sobre:FrançaMúsica

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores