playmobil (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de junho de 2015 às 16h52.
A empresa Geobra Brandstätter divulgou nesta segunda-feira que seu dono e herdeiro de um dos fundadores , o alemão Horst Brandstätter, faleceu no último dia 3 de junho, aos 81 anos. O empresário era conhecido como Sr. Playmobil, justamente por ter participado, no começo da década de 70, da criação e do lançamento dos bonecos homônimos.
Os brinquedos nasceram em plena crise do petróleo da década de 70, e a ideia de Brandstätter era produzir bonecos que divertissem e usassem o mínimo possível de plástico que era visto pelo alemão como o substituto do metal na fabricação dos produtos. O plano foi passado para o mestre moldador Hans Beck, que em três anos concebeu um sistema de brinquedos completamente novo, que podia ser expendido continuamente.
As primeiras criações foram três personagens com 7,5 centímetros de altura: o cavaleiro, o construtor e o índio, que foram apresentados ao público ainda em 1974 cedo, mas ainda anos depois dos LEGOs. Nos anos seguintes, eles foram sucedidos por bonecos de diferentes temáticas, que iam de espaço sideral e floresta até Arca de Noé e casamentos.
O produto é hoje feito em quatro fábricas, na região da Bavária (na Alemanha, a maior delas), na Espanha, na ilha de Malta e na República Tcheca. A invenção também ganhou sete parques de diversões, e os cinco ainda existentes se espalham hoje pelos EUA e pela Europa.
Brandstätter, aliás, também foi o responsável por lançar no mercado o primeiro bambolê, idealizado anos antes dos Playmobils, em 1958. O empresário alemão, no entanto, já não estava mais no comando da empresa que era dono quem a administra ainda hoje é uma fundação que ele mesmo criou na década de 90. Ele faria 82 anos em 27 de junho.