Filme será elaborada através de stop-motion e chegará aos cinemas em 3D já no segundo semestre de 2013 (Jerod Harris/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de maio de 2012 às 19h49.
Los Angeles - O cineasta mexicano Guillermo del Toro estreará como diretor de um filme de animação com "Pinocchio", uma nova adaptação do clássico da Disney lançado originalmente em 1940, informou nesta quinta-feira a revista "Variety".
Del Toro estava envolvido na produção do filme desde 2008 com a companhia Jim Henson, mas, devido à complexidade do projeto, decidiu assumir mais responsabilidade e, por consequência, a direção desta nova versão.
"Pouco a pouco me dei conta que deveria mesmo dirigir o filme", explicou o diretor, que deverá compartilhar essa tarefa com Mark Gustafson, de "O Fantástico Sr. Raposo".
A nova versão de "Pinocchio", que será elaborada através da técnica stop-motion, chegará aos cinemas em formato 3D e deverá começar a ser produzida já no segundo semestre de 2013.
Até o momento, a relação de Guillermo del Toro com o mundo da animação girava em torno de trabalhos de assessoria e produção, principalmente para os estúdios DreamWorks Animation.
Em sua filmografia aparecem títulos como "O Gato de Botas", "Kung Fu Panda 2" e "Megamente". O ator também aparece como produtor executivo de "Rise of the Guardians", a grande aposta da DreamWorks para o ano de 2012.
Ao assumir a direção de "Pinocchio", Del Toro substituirá Gris Grimly, que ilustrou uma versão do conto publicada 2002 e que figurava como diretor ao lado de Gustafson.
Fiel ao seu estilo, o cineasta de "O Labirinto do Fauno" assegurou que seu "Pinocchio" será mais tétrico que o filme da Disney e também será destinado ao público acima dos 10 anos.
"Tem que ter escuridão em qualquer conto de magia ou livro infantil, algo que os irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Walt Disney compreenderam muito bem. Muita gente se esquece que os perturbadores que são os melhores filmes da Disney", disse Del Toro.
O personagem de Pinocchio apareceu pela primeira vez no livro "As Aventuras de Pinocchio", escrito por Carlo Collodi no século XIX.