Grécia: país registrou 2.878 casos de covid-19 e 171 mortes (Byron Smith/Getty Images)
Reuters
Publicado em 26 de maio de 2020 às 12h46.
Última atualização em 26 de maio de 2020 às 14h20.
A Grécia autorizou que cafés e restaurantes reabrissem, nesta segunda-feira, como parte de um afrouxamento gradual das restrições ao coronavírus para retomar sua economia dependente do turismo e ajudar a atrair visitantes estrangeiros antes da temporada de verão.
O país, que emergiu de uma longa crise financeira nos últimos dois anos, depende do turismo para ajudá-lo a se recuperar de uma quarentena nacional que praticamente levou sua economia a uma paralisação.
Com mesas afastadas e atendentes usando máscaras, os restaurantes serviram a muitos gregos interessados em sair para desfrutar de bons pratos e uma xícara de café novamente após cerca de dois meses confinados.
"Sentimos falta disso, é uma terapia psicológica para nós, por isso é importante, muito, muito importante", disse Katerina Stravaridi em um café de Atenas.
Até agora, o país conseguiu restringir as infecções por Covid-19 a 2.878 casos e 171 mortes --números baixos em comparação com outros países da União Europeia--, impondo uma quarentena nacional em março.
O prefeito de Atenas, Kostas Bakoyannis, disse que a reabertura do setor de serviços de alimentação é um prelúdio para a temporada de férias de verão.
"A Grécia é aberta e segura. É um destino onde se pode aproveitar as férias e, ao mesmo tempo, garantir a saúde", afirmou ele.
As viagens para todas as ilhas gregas também foram retomadas nesta segunda-feira, com balsas de passageiros operando com 50% de sua capacidade, enquanto o país se prepara para reabrir hotéis disponíveis durante o ano em 1º de junho.
Os hotéis sazonais estarão abertos a partir de 15 de junho, quando alguns voos internacionais diretos do aeroporto internacional de Atenas também serão retomados.