Estante de biblioteca repleta de livros antigos (©AFP / Christophe Simon)
Da Redação
Publicado em 9 de julho de 2012 às 10h21.
São Paulo – Todo mundo tem vontade de ler os grandes clássicos da literatura. Algumas pessoas chegam até a comprar os livros, mas eles ficam eternamente parados na estante, pois são obras grandes e complexas, que podem deixar alguns leitores com preguiça.
Alguns clássicos foram relançados por editoras em versão HQ, o que torna a leitura muito mais ágil e fácil, principalmente para as crianças. E mesmo para aqueles que já leram um dos livros acaba sendo uma forma completamente diferente de rever a história.
A editora L&PM conta com 7 títulos em quadrinhos: "Viagem ao Centro da Terra" e "Volta ao Mundo em 80 Dias", de Julio Verne;"A Odisseia", de Homero; "Conto de Natal", de Charles Dickens; "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes; 'A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson e "Robinson Crusoé" de Daniel Defoe.
Por seu caráter pedagógico, a coleção recebeu apoio da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação. Os livros são voltados para o público infanto-juvenil e, além da história, eles trazem uma biografia do autor e panorama da obra.
Cada livro custa em média 25 reais. A editora estuda ainda lançar obras como "Guerra e Paz", de Leon Tolstói; "As Mil e Uma Noites" e "Os Miseráveis", de Vitor Hugo, além de uma outra série de clássicos com traços de mangá.
Outra editora que também relançou alguns clássicos em HQ é a Peirópolis. Títulos como "Divina Comédia", de Dante Alighieri; "Frankenstein", de Mary Shelley; "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente; "Os Lusíadas", de Camões e "O Corvo", de Edgar Allan Poe foram reeditados em formato de bolso. A editora pretende lançar obras de Virginia Woolf em quadrinhos ainda neste ano.
Clique nas fotos acima para ver algumas opções de clássicos em quadrinhos.