Casual

Franceses: "não podemos deixar a Rússia jogar água na nossa marca"

A Rússia adotou leis que exigem que produtores franceses usem um rótulo no lado de trás das garrafas vendidas na Rússia com a descrição "vinho espumante"

Fabricante francês de champanhe Michael Drappier posa para foto durante entrevista à Reuters em Urville, na França. (Clotaire Achi/Reuters)

Fabricante francês de champanhe Michael Drappier posa para foto durante entrevista à Reuters em Urville, na França. (Clotaire Achi/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de julho de 2021 às 12h06.

O fabricante de champanhe francês Michel Drappier ama os clientes russos: ele vende para eles milhares de garrafas todos os anos, as companhias aéreas nacionais servem sua marca na classe executiva e ela estava no menu quando Vladimir Putin visitou a França.

Mas Drappier teme que uma nova lei da Rússia para os rótulos de champanhe importado mine o princípio que ele considera sagrado: que apenas champanhe produzido na região de Champagne, na França, merece levar esse nome.

"A palavra 'champanhe' é mágica", disse Drappier, 62, na vinícola que ele e sua família possuem há sete gerações. "Temos que lutar para que nosso nome seja reconhecido, e não diluído", afirmou, ao lado de adegas empoeiradas de vinho que datam do século 12.

A Rússia adotou leis que exigem que produtores franceses usem um rótulo no lado de trás das garrafas vendidas na Rússia com a descrição "vinho espumante".

Em contraste, os fabricantes domésticos do que é conhecido na Rússia como "shampanskoye" não terão que usar esse tipo de rótulo. As ações do principal fabricante russo subiram depois que a lei entrou em vigor.

Em mais de 120 países, o nome "Champagne" tem o seu status protegido, reservado apenas para o vinho espumante da região de Champagne, da França.

"É o mundo de cabeça para baixo", disse Drappier, que assumiu o negócio do seu pai de 95 anos, e trabalha ao lado de seus três filhos. "Os russos estão colocando 'Champagne' em seus rótulos e nós não podemos."

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:BebidasFrançaRússiabebidas-alcoolicas

Mais de Casual

Vinessence é a mais nova importadora-butique de vinhos no mercado

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações