Foto de Paul Hansen mostrando duas crianças palestinas mortas em ataques israelenses em Gaza: "é uma foto que nunca esquecerei", disse membro do júri (Paul Hansen/AFP)
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 11h16.
Haia - O fotógrafo sueco Paul Hansen ganhou o prêmio World Press Photo por uma imagem que mostra um grupo de homens carregando os cadáveres de dois meninos em Gaza, anunciaram nesta sexta-feira em Amsterdã os organizadores do concurso mais prestigioso do fotojornalismo.
Dois fotógrafos da Agência France-Presse (AFP), o italiano Fabio Bucciarelli e o americano Javier Manzano, ficaram com o segundo e terceiro prêmios no gênero "Reportagens" da categoria "Atualidades".
A foto de Hansen, feita em 20 de novembro de 2012 na cidade de Gaza, foi publicada no jornal sueco Dagens Nyheter.
Ela mostra um grupo de indivíduos que levavam até uma mesquita os corpos de dois sobrinhos de 2 e 3 anos de idade, mortos em seu domicílio por um míssil israelense.
"A força desta foto está no contraste entre a revolta e o sofrimento dos adultos com a inocência das crianças", declarou Mayu Mohanna, membro do júri, citado em um comunicado.
"É uma foto que nunca esquecerei", disse.
O italiano Bucciarelli, de 32 anos, foi recompensado por uma reportagem chamada "Batalha contra a morte", feita em outubro, sobre os rebeldes sírios da cidade de Aleppo.
O americano Manzano também fez sua reportagem, "O cerco de Aleppo", em outubro, na mesma região.