Casual

Fim de semana: quatro dicas de exposições e streaming

Confira as dicas culturais de EXAME VIP para o fim de semana

Peaky Blinders, 5ª temporada (Netflix/Divulgação)

Peaky Blinders, 5ª temporada (Netflix/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 4 de outubro de 2019 às 06h00.

Última atualização em 4 de outubro de 2019 às 06h00.

Arte sobre rodas

Para divulgar o trabalho dos artistas Hélio Oiticica e Lygia Clark, as produtoras Renata Lima e Robertha Blatt resolveram encher um caminhão com réplicas de obras dos dois para exibi-las em regiões diversas do Rio de Janeiro. Batizada de “Arte Sobre Rodas”, a mostra itinerante teve início na Marina da Glória e lá ficou nos dias que o endereço abrigou a ArtRio, entre 19 e 22 de setembro.

Depois seguiu para a Praça Santos Dumont, para o Aterro do Flamengo, Praça Mauá, Praça do Ó e Quinta da Boa Vista, onde permanece até 6 de outubro. Os destinos seguintes são as praças General Osório e Nossa Senhora da Paz, onde o projeto se encerra, no dia 12 de outubro.

Ao todo são 14 réplicas de obras como as das séries “Bichos”, de Lygia, e “Parangolés”, de Oiticica, que poderão ser manuseadas conforme a dupla pregava - vá fazer o mesmo com os originais em um museu… Monitores ajudam a quebrar o gelo e dão informações sobre os artistas.

“Nosso intuito é colaborar para a democratização da arte, fazendo com que as pessoas experimentem, vivam e sejam co-autoras das obras”, explica Renata Lima.

“Arte Sobre Rodas”

“Arte Sobre Rodas” (Carol Novaes/Divulgação)

Ambiental: arte e movimento

Com mais de setenta obras, a exposição em cartaz no MuBE, em São Paulo, discute nossa complexa relação com a natureza. A curadoria é de Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, e do curador-chefe do museu, Cauê Alves.

A fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe apresenta uma floresta fragmentada na série “Quando eu vi a mata”, de 2009, talvez alertando para nossa incapacidade de compreendê-la como um todo.

A ceramista japonesa Kimi Nii exibe suas poéticas “plantas-esculturas”, enquanto o designer Hugo França é representado pela monumental obra “Essomerie”, composta por um tronco de um pequizeiro com mais de 4 metros de altura.

Dudi Maia Rosa, Eduardo Srur e Frans Krajcberg são alguns dos demais participantes da exposição, que inclui a exibição de um vídeo do Greenpeace sobre os incêndios criminosos na Floresta Amazônica.

Onde: MuBE, Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo. Até 3 de novembro.

Ambiental: arte e movimento

Ambiental: arte e movimento (Divulgação/Divulgação)

Entrevendo, de Cildo Meireles

Mais de 150 obras do artista carioca estão reunidas na mostra em cartaz no Sesc Pompeia. Os curadores Júlia Rebouças e Diego Mattos foram os responsáveis por definir o conjunto, que se espalha por diversas áreas da instituição.

Na instalação que dá nome à exposição os visitantes são convidados a percorrer um túnel escuro com cerca de 8 metros de extensão com duas pedras de gelo na boca, um doce e outro salgado. O gosto final, agridoce, leva a inúmeras reflexões.

Outra obra de Meireles, sem uma retrospectiva para chamar de sua no Brasil há quase 20 anos, é “Eureka”, composta por várias bolas de borracha do mesmo tamanho e aparentemente com o mesmo peso, o que não é verdade. Uma balança faz parte do conjunto.

Onde: Sesc Pompeia, Rua Clélia, 93, Água Branca, São Paulo. Até 2 de fevereiro.

Entrevendo, de Cildo Meireles

Entrevendo, de Cildo Meireles (Sesc Pompeia/Divulgação)

Peaky Blinders, 5ª temporada

Lançada em setembro de 2013, a série britânica criada pela BBC gira em torno de uma família de Birmingham que, em 1919, ganha a vida por meio de assaltos, apostas e extorsões.

Apelidados de Peaky Blinders em razão das navalhas que levam no bolso para desfigurar os adversários, os membros são liderados pelo mal-encarado Tommy Shelby, interpretado por Cillian Murphy.

Baseada em uma história real, a trama chega à quinta temporada à beira de uma verdadeira guerra entre gangues.

Onde assistir: Netflix, estreia 4 de outubro.

Peaky Blinders, 5ª temporada

Peaky Blinders, 5ª temporada (Netflix/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:ArteExposiçõesNetflix

Mais de Casual

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque

Primeira maison de champanhe do mundo, Ruinart lança no Brasil a sua cuvée icônica