Casual

Fim de semana de frio intenso: 5 destinos bate-volta de SP para curtir o inverno

Desde charmosas cidades serranas até refúgios naturais, há destinos perfeitos para quem deseja escapar da rotina urbana e se aquecer com boas companhias e novas experiências

Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024.     (Divulgação/Divulgação)

Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 27 de junho de 2024 às 06h56.

As temperaturas devem despencar no próximo fim de semana em São Paulo. A previsão é que o termômetro mais baixo seja registrado no domingo, com a mínima prevista de 9ºC. Felizmente, a região em torno da capital paulista oferece várias opções de bate-volta que proporcionam paisagens deslumbrantes, gastronomia aconchegante e atividades ao ar livre para todos os gostos. Desde charmosas cidades serranas até refúgios naturais, há destinos perfeitos para quem deseja escapar da rotina urbana e se aquecer com boas companhias e novas experiências.

Entre os destaques estão Campos do Jordão, onde o visitante pode desfrutar de fondue e chocolate quente em meio a belas montanhas. Outras opções incluem as vinícolas de São Roque, ideais para uma degustação de vinhos, e o clima romântico de Monte Verde. Cada um desses destinos oferece uma experiência única, transformando um fim de semana frio em uma oportunidade perfeita para descobrir novos lugares e criar memórias inesquecíveis.

Nesta época do ano, é comum o aumento do aluguel de carros por dia, justamente para fazer este tipo de passeio. De acordo com o CEO da Turbi, Diego Lira, a procura pelo aluguel de carros em julho é aproximadamente 15% maior do que em outros meses do ano.

“Hoje em dia, as pessoas podem alugar um carro sem burocracias e papeladas, através de um procedimento 100% online. Além disso, é possível escolher o carro ideal de acordo com a necessidade da viagem. Essa flexibilidade chama a atenção para quem quer viajar neste período”, explica Diego.

Veja abaixo cinco opções para pegar o carro e conhecer paisagens que combinam muito com o inverno:

Monte Verde (165 km da capital paulista)

Na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um distrito de Camanducaia (MG) e possui um tradicional festival de inverno que acontece durante todo o mês de julho. O lugar possui ótimas opções de restaurantes para comer fondue, casas de chocolate caseiro e acomodações para famílias, com opções românticas para casais. A dica é procurar o voo panorâmico pela região da serra.

Serra Negra (152 km da capital paulista)

Serra Negra é casa de um dos maiores festivais de inverno do país, que acontece até o final de julho. A cidade é uma opção para quem gosta de montanhas, com mirantes, fontes de água e clima frio. A cidade possui ótimas opções de pousadas para relaxar e é reconhecida como um ótimo lugar para comprar roupas de inverno.

Campos do Jordão (170 km da capital paulista)

A cidade é vizinha de Monte Verde e um dos principais destinos de inverno próximos de São Paulo. Com um clima ameno e ambiente descontraído, Campos do Jordão conta com ótimas opções gastronômicas e uma programação familiar. Em julho, a cidade traz mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, com apresentações 100% gratuitas. A cidade também conta com museus, como o Felícia Leirner, e parques com atividades ao ar livre, como o Capivari e o Horto Florestal.

São Roque (65 km da capital paulista)

Esse é um destino muito escolhido por casais e amantes do vinho. O principal atrativo da cidade é a Estrada ou Rota do Vinho, que além de contar com restaurantes e passeios em vinícolas e adegas, em ambientes descontraídos, também traz uma programação especial, como a Vila Don Patto, com seu “Inverno Encantado” que tem programação até o dia 11 de agosto.

Paranapiacaba (48 km da capital paulista)

Que tal um passeio de trem em um distrito de Santo André? Paranapiacaba é uma pequena cidade turística criada por imigrantes ingleses que vieram ao país para construir as ferrovias do estado de São Paulo. Com uma arquitetura única e boas opções gastronômicas, a cidade respira os tempos dos barões do café e seu festival de inverno acontece nos dois últimos finais de semana de julho.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-viagemTurismo

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025