Casual

Filmes brasileiros emplacam no festival DocLisboa

Programação é voltada aos 50 anos da guerra colonial portuguesa e aos movimentos sociais dos países árabes

Filme "Diário de Uma Busca", dirigido pela cineasta brasileira Flávia Castro, abrirá o evento (Divulgação)

Filme "Diário de Uma Busca", dirigido pela cineasta brasileira Flávia Castro, abrirá o evento (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 20h05.

Lisboa - A nona edição do festival de cinema DocLisboa, que começa nesta sexta-feira, destaca a exibição de filmes brasileiros e dedica uma programação especial aos 50 anos da guerra colonial portuguesa e aos movimentos sociais dos países árabes.

A organização do festival, um dos principais de Portugal, informou à Agência Efe sobre a abertura da seção competitiva do evento com "Diário de Uma Busca" (107 minutos), dirigido pela cineasta brasileira Flávia Castro.

Premiado nos festivais do Rio e de Biarritz, a obra é o relato de uma filha atrás da memória de seu pai, que foi em 1972 ao Chile para fugir da ditadura militar brasileira e morreu em circunstâncias pouco claras.

O DocLisboa, que exibe um total de 174 filmes, conta também com as produções brasileiras "Aterro do Flamengo" (42 minutos), de Alessandra Bergamaschi, e "A Arca do Éden" (80 minutos), de Marcelo Félix.


O festival, que vai até o dia 30 de outubro, lembra também os Movimentos de Libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau (1961-1974), antigas colônias portuguesas na África, com a exibição de vários filmes.

Outro destaque do evento são obras sobre os recentes processos revolucionários dos países árabes. "Tahrir - Liberation Square", de Stefano Savona, está incluído na competição internacional e registra a revolução do Egito do início de ano.

A seção competitiva internacional do certame divide-se em três categorias: longas, médias e curtas-metragens.

Além disso, há um concurso para filmes portugueses - também divididos em longas, médias e curtas-metragem - e outro para documentários.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFestivaisFilmes

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025