No final da partida da semi-final das Olimpíadas de Atlanta, Márcia Fu e as jogadoras da seleção se desentenderam com as representantes cubanas
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2012 às 12h35.
São Paulo – Enquanto a Argentina é a maior rival dos brasileiros no futebol, Cuba é a adversária mais temida nas quadras de vôlei. O documentário Pátria, dirigido por Fabio Meira, relembra um dos embates mais calorosos dessa histórica disputa: a semi-final das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, no vôlei feminino.
A estreia está marcada para esta quinta-feira, 18h, na ESPN Brasil. O filme será reprisado no canal da TV paga e também será exibido no 21 de julho, às 16h30, na Cinemateca de SP. Na tela, o público reencontra a equipe composta por Ana Moser, Fernanda Venturini, Márcia Fu, Hilma, Ana Flávia, Ida, Ana Paula, Virna, Leila, Filó, Fofão e Sandra, que perdeu no tie-break para as cubanas, ficando com a medalha de bronze na competição.
Com imagens da época e entrevistas com jogadoras de ambos os países, Pátria reconta o jogo acirrado e também a briga entre as duas equipes no final da partida, após provocações por parte das cubanas. Apesar de ser brasileiro, o diretor tentou não tomar partido e buscou mostrar que, mais do que uma disputa de vôlei, aquilo foi um episódio em que as atletas lutaram para defender seus países.
O longa-metragem faz parte do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que está financiando a produção de dez filmes que contem a história do esporte nacional nas Olimpíadas.
Confira abaixo o trailer de "Pátria":