Trecho do filme Instrucciones No Incluidas: ele foi o quinto filme mais visto no feriado prolongado dos EUA, apesar de estar apenas em 347 salas (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 12h05.
Los Angeles - "Instrucciones No Incluidas", filme falado em espanhol e legendado em inglês, faturou 10 milhões de dólares nos EUA durante os quatro dias do feriado prolongado do Dia do Trabalho, tornando-se assim o filme em espanhol de maior sucesso nos EUA, sinalizando o potencial do mercado hispânico para Hollywood.
Eugenio Derbez, 52 anos, astro da TV mexicana, interpreta um playboy de Acapulco que se vê obrigado a criar um bebê deixado à sua porta. "Instrucciones..." foi o quinto filme mais visto no feriado prolongado dos EUA, apesar de estar apenas em 347 salas, segundo o site Hollywood.com.
Isso significa uma média de 28.818 dólares por cópia, mais do que o quádruplo do resultado obtido por "O Mordomo", que teve a maior bilheteria do feriadão.
"Ninguém anteviu isso", disse Paul Dergarabedian, presidente da divisão de bilheterias da Hollywood.com. "Um conceito fofo e orientado para a família, com uma ótima campanha de marketing." O filme está sendo distribuído pela Pantelion, joint-venture do estúdio Lionsgate com a rede mexicana de TV Televisa. O objetivo dessa distribuidora é explorar o mercado hispânico dos EUA, responsável no ano passado por 10,9 milhões de ingressos vendidos, ou 26 por cento do total, segundo a MPAA (entidade que reúne grandes estúdios de cinema).
"Os hispânicos são os que mais frequentam os cinemas, já que representam 18 por cento da população frequentadora, mas contabilizam 25 por cento de todos os filmes vistos", disse a empresa de pesquisas Nielsen num estudo em separado.
"Os hispânicos foram também o único grupo demográfico que foi mais ao cinema em 2012 do que no ano anterior -9,5 filmes em média, contra 8,5 em 2011." Para divulgar "Instrucciones...", a Pantelion colocou anúncios em canais de TV em espanhol, como Univision e Telemundo, além de redes sociais muito usadas pela população hispânica, como Fandango e Facebook.
Outro ponto forte é o próprio Derbez, que divulgou o filme para seus 3,2 milhões de seguidores no Twitter, além de receber 1,5 milhão de "curtidas" na sua página oficial do Facebook.
"Ele (Derbez) é o maior astro do qual você nunca ouviu falar", disse Paul Presburger, executivo-chefe da Pantelion. "A força desse filme é que ele teve um grande boca a boca, e ele é uma grande parte disso." Antes de "Instrucciones...", o filme em espanhol de maior sucesso na história era "O Labirinto do Fauno", do cineasta mexicano Guillermo del Toro, que faturou 4,5 milhões de dólares no seu fim de semana inicial, em 2007.