Casual

Festival de Jazz traz Aláfia e Allan Abbadia para unidades do Sesc em São Paulo

Programação que inclui shows, oficinas e masterclasses sobre o gênero musical em vários bairros da capital paulista

 ( Marina Pires/Sesc)

( Marina Pires/Sesc)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 08h44.

Última atualização em 14 de outubro de 2025 às 09h04.

Tudo sobreJazz
Saiba mais

Um dos ritmos musicais mais conceituados e técnicos já criados, o jazz mudou a trajetória da música no início do século XX. Ao longo dos anos, enquanto se tornava global, o estilo ganhou camadas de autenticidade por cada país que o integrou sua cultura — no Brasil, por exemplo, misturou-se com o samba e outros ritmos tipicamente nacionais.

Nos últimos anos, grandes nomes brasileiros se tornaram referência no estilo musical, a exemplo do grupo Aláfia e do trombonista Allan Abbadia. Artistas que sobem aos palcos na 6ª edição do Festival Sesc Jazz, que traz para a cidade 27 músicos e grupos de renome nacional e internacional entre os dias 14 de outubro a 2 de novembro, em São Paulo.

Com a curadoria de Pérola Braz, o festival se destaca por explorar o jazz em suas mais diversas vertentes: global, afro e contemporâneo. Um dos principais atrativos são os shows gratuitos aos domingos no deck do Sesc Pompeia, que trazem apresentações como o grupo Aláfia (19/10), que mistura rap, soul e percussão, e o trombonista Allan Abbadia, com seu projeto "Coisas supremas" (26/10), revisitando clássicos do jazz e da música brasileira.

No último dia do festival, o Trio Mocotó se apresenta com a participação de Ellen Oléria, trazendo o clássico Força Bruta de Jorge Ben Jor (2/11).

Jazz à paulista

Com apresentações espalhadas por diversas unidades do Sesc, como Pompeia, 14 Bis, Consolação, Vila Mariana e Guarulhos, o evento oferece uma programação rica e diversificada, com shows, oficinas, masterclasses e workshops.

Entre as atividades, destacam-se a oficina de Aguidavi do Jêje, grupo nascido em Salvador e indicado ao Grammy Latino, e o projeto De Mar y Río, que apresenta as tradições percussivas do Pacífico colombiano.

Entre as atrações pagas, o festival apresenta o encontro histórico entre os pianistas Amaro Freitas e Dom Salvador, que ocorrerá no Sesc Guarulhos (18/10), além de Evinha, ex-integrante do Trio Esperança, que se junta a Marcos Valle para revisitar os grandes sucessos da década de 1970 (25 e 26/10). Outra homenagem será feita a Lenny Andrade, com Indiana Nomma, Rosa Marya Colin e Eliana Pittman (16 e 17/10).

A programação internacional também é destaque: a haitiana Moonlight Benjamin, com a fusão de vodu e rock psicodélico, e a cubana Aymée Nuviola, especialista em bolero e filin, se apresentam ao lado de grandes nomes da cena internacional, como o pianista armênio Tigran Hamasyan, que mistura jazz e melodias do folclore de sua terra natal.

Os ingressos estão disponíveis no site do SESC.

Veja os principais destaques da programação

  • Baaba Maal (14 e 15/10, Sesc Pompeia)
  • Dom Salvador Samba Jazz Quartet convida Amaro Freitas (15 a 17/10, Sesc Pompeia)
  • Aguidavi do Jêje (19/10, Sesc Pompeia)
  • De Mar y Río (24 e 26/10, Sesc Pompeia e Rio Preto)
  • Coisas supremas: Conexão entre Coisas e A Love Supreme (Allan Abbadia, 26/10, Sesc Pompeia)
  • Mestres do Frevo (31/10 e 1º/11, Sesc Pompeia)
Acompanhe tudo sobre:JazzIndústria da músicaFestivaisMúsica

Mais de Casual

Como escolher o tênis ideal para corrida — e o que dizem os especialistas

Juliette Binoche, Glória Pires e Tainá Müller: a nova geração de diretoras no Festival do Rio

'Ato Noturno' e 'Pequenas Criaturas' vencem principais prêmios do Festival do Rio; veja os premiados

O 'Jumbo' mais audacioso da Audemars Piguet em edição limitada a 150 peças