Casual

Festival de cinema em São Paulo exibe clássicos restaurados

A maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovat


	A cor de romã: a maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovat
 (Reprodução / YouTube)

A cor de romã: a maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovat (Reprodução / YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 10h17.

São Paulo - Começa hoje (5), na capital paulista, a segunda edição do Cinema Ritrovato on Tour, com a exibição de clássicos do cinema restaurados que fizeram parte da programação do festival italiano de Cinema Ritrovato.

A maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovata, pertencente à Cineteca di Bologna.

O festival vai até 19 de maio e é organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna, há 30 anos na cidade de Bolonha. Para a segunda edição no Brasil, estão previstas obras que foram restauradas pela organização não governamental The Film Foundation, que se dedica à proteção e à preservação da história do cinema, restaurando filmes fundamentais da cinematografia de países em desenvolvimento.

Entre as obras selecionadas, estão A Cor da Romã (Sayat Nova, URSS, 1969), de Sergei Parajanov, e Estrela Encoberta de Nuvens (Meghe Dhaka tara, Índia, 1960), de Ritwik Ghatak.

Estão na programação também filmes de Charles Chaplin, Mario Casarini, Roberto Rossellini e Jean Renoir. Destaque para o filme Spartaco (Itália, 1913), de Giovanni Vidali, cuja restauração foi possível pela existência de uma cópia preservada da obra na Cinemateca Brasileira. Outro destaque é o filme de Jean Renoir, Um Dia no Campo (França, 1936), obra nunca terminada pelo autor devido aos tantos imprevistos na filmagem, com a montagem finalizada uma década depois.

Todos os filmes serão exibidos em cópias digitais (DCP, Bluray ou DVD) com legendas eletrônicas em português. Na Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – os ingressos serão gratuitos. No Centro Cultural São Paulo, os preços são R$1 para a inteira e R$ 0,50 para a meia.

Outras atividades

A programação inclui também a palestra Uma Conversa sobre Restauração Cinematográfica, com Fernanda Coelho, pesquisadora com mais de 30 anos de experiência na preservação audiovisual, e um curso sobre a obra de Roberto Rossellini ministrado por Luiz Carlos de Oliveira Jr, crítico e pesquisador.

Veja a programação completa no site.

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasCinemaEntretenimentoFilmesMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Casual

Cor do ano 2025: Motorola lança smartphones em Mocha Mousse

Mais que um hobby, o kitesurf trouxe liberdade para André Cintra, presidente do conselho da Amend

Expedição de dois anos registra as mudanças climáticas no Rio Amazonas

Os Gêmeos levam cenas de São Paulo para megaexposição em museu de Washington