Casual

Ferrari lidera primeiro dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona

F1 iniciou os treinos de pré-temporada e Sebastian Vettel foi o mais rápido de segunda, enquanto a Mercedes de Lewis Hamilton preferiu “esconder o jogo”

Ferrari na F1 (Ferrari/Divulgação)

Ferrari na F1 (Ferrari/Divulgação)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 09h33.

A máxima do futebol de que treino é treino, jogo é jogo também vale no automobilismo. Mas nem por isso deixou de ser destaque a primeira colocação de Sebastian Vettel com sua Ferrari no primeiro dia de testes da Fórmula 1 em 2019 – a pré-temporada terá oito dias nesta semana e na próxima em Barcelona, na Espanha.

Mais importante do que o tempo de 1min18s161, registrado ainda pela manhã, garantindo assim o topo da tabela por toda sessão, a equipe italiana destacou a forte confiabilidade do novo carro de 2019, percorrendo impressionantes 169 voltas – equivalente a mais de dois Grandes Prêmios e meio.

Ainda mais surpreendente foi ver neste primeiro dia da F1 em 2019 – que tem sempre um que de “volta às aulas” para pilotos e equipes – ver a McLaren no segundo lugar, com seu novo piloto: Carlos Sainz, fazendo a alegria dos espanhóis em uma sessão que marca a ausência pela primeira vez desde 2001 de Fernando Alonso na F1.

Com motor Renault, Sainz virou 1min18s558 – mas no caso da McLaren a explicação veio com o uso do pneu mais macio, o C4 (o segundo mais macio e, portanto, mais rápido disponível em Barcelona). Vettel, por exemplo, usou o pneu médio (C3), o mesmo utilizado pela Haas fazer o terceiro tempo com o francês Romain Grosjean.

Já a Mercedes preferiu focar no desenvolvimento do carro com pneus mais duros – o que proporciona voltas mais lentas, escondendo assim o jogo. Pela manhã, Valteri Bottas registrou 1min20s127, praticamente o mesmo que Lewis Hamilton registrou à tarde, apenas 0s08 mais lento. Na pré-temporada, todas as equipes treinam apenas com um carro, que precisa ser compartilhado com os dois pilotos.

O dia também marcou a volta da Alfa Romeo às pistas – novo nome da Sauber, que teve ao volante o campeão mundial Kimi Raikkonen. O finlandês registrou o quinto tempo, logo atrás de Max Verstappen, da Red Bull. A má notícia do dia foi para a equipe Williams – que não teve o carro de 2019 pronto e não foi para a pista, situação que deve se repetir amanhã.

Com temperaturas relativamente amenas no inverno catalão (chegou a fazer 18 graus Celsius à tarde, similar ao encontrado na maioria dos GPs), as equipes avaliaram como positivo o primeiro dia, sobretudo aquelas que conseguiram dar mais de 100 voltas. Na Ferrari, obviamente, se evitou comemorar o primeiro resultado positivo – é apenas um treino. Mas começar na frente na F1 é sempre importante – ainda que seja só a pré-temporada.

Acompanhe tudo sobre:AutomobilismoCarrosEsportesFórmula 1

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'