Teresópolis - O técnico Luiz Felipe Scolari realizou muitas mudanças na seleção brasileira nesta sexta-feira, no último treino coletivo realizado antes da disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo com a Holanda, que também marcou a última atividade na Granja Comary, em Teresópolis.
O capitão Thiago Silva, que participará da entrevista coletiva prévia antes da partida junto com Felipão, não treinou, realizando apenas trabalho físico. No lugar do capitão, ao invés de Dante, substituto contra a Alemanha, quem atuou entre os titulares foi Henrique.
Outra novidade foi a presença de Jô no comando de ataque, com Fred passando para o time reserva. Já Paulinho, Ramires e Willian ganharam as vagas de Fernandinho, Hulk e Bernard. Julio César, Maicon, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo e Oscar seguiram titulares.
O goleiro, no entanto, deixou a atividade mais cedo e se dirigiu para a academia da Granja Comary, dando lugar a Victor.
O treino durou cerca de uma hora, incluindo aquecimento e trabalho tático, em que Felipão tentou aprimorar o posicionamento defensivo dos jogadores.
Neymar, que está na Granja Comary, não apareceu no entorno do campo. Hoje, o atacante viaja com o elenco para Brasília, onde acontecerá o jogo de amanhã.
-
1. Oscar
zoom_out_map
1/5 (Getty Images)
"Apesar de Oscar não ter feito uma boa Copa, não será desvalorizado depois da derrota para a Alemanha", diz Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria. O que ocorre é que o valor dele também aumentará, o que era uma expectativa antes do campeonato.
-
2. Fred
zoom_out_map
2/5 (Ueslei Marcelino/Reuters)
O "titular dos memes" já era contestado mesmo antes de a Copa começar. "O preço dele, que já não era alto, cairá muito depois da partida no Mineirão", diz Ferreira. O fato de o atacante já estar com 30 anos de idade também tem um impacto importante sobre como é avaliado pelo mercado.
-
3. Neymar
zoom_out_map
3/5 (REUTERS/Ueslei Marcelino)
O passe do jovem astro brasileiro, que valia 181,2 milhões de reais no início da Copa, será valorizado, segundo o especialista da Pluri Consultoria. "Para o mercado, a ausência de Neymar demonstra a sua relevância como jogador", diz Ferreira. Apesar do vexame da seleção, a Copa terminou bem para ele, que se consolida como referência e ídolo internacional.
-
4. David Luiz
zoom_out_map
4/5 (Marcelo del Pozo/Reuters)
O zagueiro de 27 anos não teve nenhuma valorização ou desvalorização significativa por causa da Copa, na opinião de Ferreira. De qualquer forma, o valor de 49,5 milhões de euros envolvido na venda do jogador do Chelsea para o Paris Saint-Germain teria sido repensado se a negociação tivesse ocorrido depois da Copa.
-
5. Júlio César
zoom_out_map
5/5 (REUTERS/Francois Xavier Marit/Pool)
Na opinião de Ferreira, a carreira de Júlio Cesar deverá sofrer com a sua associação ao "goleiro do 7 a 1". Por esse motivo, também não deverá ser convocado novamente para a seleção brasileira. "Ele já trabalha com o futebol norte-americano, que não é tão relevante, e suas próximas oportunidades deverão aparecer em clubes menores", afirma o consultor. Atualmente Júlio veste a camisa do Toronto FC, do Canadá, que disputa a Major League Soccer, que reúne clubes dos Estados Unidos e Canadá.