Casual

Feito para o amanhã: a nova coleção entre Zegna e The Elder Statesman

Por meio do Oasi of Cashmere, Zegna e The Elder apresentam nova coleção que combina duas identidades em uma nova

Alessandro Sartori, diretor artístico da Zegna e Greg Chait, fundador e CEO da The Elder Statesman. (Daniel Beres/Divulgação)

Alessandro Sartori, diretor artístico da Zegna e Greg Chait, fundador e CEO da The Elder Statesman. (Daniel Beres/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 8 de março de 2023 às 11h31.

A história da grife italiana Zegna começou há mais de 100 anos junto com uma preocupação genuína de produzir com sustentabilidade. Em 1910, o seu fundador plantou a primeira árvore em torno da fábrica de lã da empresa em Piemonte, no norte da Itália. Hoje, mais de meio milhão delas ocupa os 100 quilômetros quadrados que formam o parque natural Oasi Zegna – uma área 30 vezes maior do que o Central Park, em Nova York.

Para a nova coleção, o Oasi Cashmere da Zegna mostra uma abordagem dos materiais naturais e representa um novo modelo de consciência ambiental e empresarial. Com o mantra "feito para o amanhã", Oasi Cashmere se torna agora um meio de colaboração e um facilitador para conversas criativas.

O primeiro desses diálogos em andamento é uma parceria com a marca de lifestyle de Los Angeles, The Elder Statesman, que foi anunciada com um teaser durante o desfile FW23 da Zegna em Milão, e agora foi revelada como uma coleção completa, uma combinação de duas identidades em uma nova.

Oasi Cashmere dedica-se à expressão das melhores matérias-primas do mundo e compromete-se a ser totalmente rastreável até 2024, tornando-se uma plataforma na qual conhecimento e materialidade podem ser compartilhados com colegas que pensam da mesma forma para atingir novos terrenos, com novas possibilidades e expressões. Da fibra ao material final, a ideia é criar um mundo sem desperdício, onde a beleza reine e o artesanato seja multifacetado.

"Estamos honrados em trabalhar com o que acreditamos ser uma das melhores marcas e fabricantes do mundo. Na origem dessa parceria estão duas empresas que valorizam o jeito que as coisas são feitas. Na realidade, às vezes nos sentimos como os primos excêntricos de Zegna que se estabeleceram em Los Angeles, trazendo uma arte centenária para o novo mundo. Essa parceria parece um retorno ao lar e, após dois anos e meio de discussões profundas e significativas com a Zegna, nosso collab é resultado de algo muito maior: um reconhecimento de qualidade, artesanato e um profundo respeito mútuo. Os mais de 9 mil quilômetros de Oasi Zegna (no Piemonte, Itália) é a nossa fábrica no centro de Los Angeles, um Oasi de nossa autoria", comenta Greg Chait, fundador e CEO da The Elder Statesman.

Detalhe da coleção ZEGNAxTES. (Daniel Beres/Divulgação)

A Plataforma de Luxo Made In Italy do grupo Ermenegildo Zegna - que inclui Bonotto, Dondi, Filati Biagioli Modesto, Lanificio Zegna e Tessitura Ubertino - já está trabalhando com a própria plataforma integrada da The Elder Statesman (que possui uma equipe de mais de 50 artesãos, incluindo tecelões, tintureiros e bordadores, todos em sua fábrica na fábrica, escritório e estúdio de design em Los Angeles) para fornecer a eles os tecidos e fios do Grupo Ermenegildo Zegna.

"Diálogos como esse nos permite adicionar novas camadas ao nosso mundo, encontrando outras expressões para o Oasi Cashmere. Trabalhamos nessa coleção completamente juntos, combinando nossas formas com a espontaneidade e as cores distintas da The Elder Statesman. É a ideia de polinização cruzada, que é o que acontece no Oasi Zegna como um organismo natural e pode ser transformada em um modelo de negócios e criativo que nos permite alcançar um novo público", diz Alessandro Sartori, diretor artístico da Zegna.

Sobre as criações

A coleção representa a combinação de dois mundos: A redefinição impecável de Alessandro Sartori do guarda roupa masculino é transformada pelo senso de luxo e leveza californiano de The Elder Statesman. Trabalhando em conjunto com o diretor criativo da The Elder Statement, Bailey Hunter, os estilos tradicionais da Zegna são reinventados com cores vibrantes, padrões fora de forma, texturas ricas e cortes relaxados.

Detalhe da coleção ZEGNAxTES. (Daniel Beres/Divulgação)

Tudo é suave, tanto na forma quanto no espírito: um fluxo contínuo de interior e exterior, trabalho e lazer, dia e noite; peças confortáveis, fáceis de vestir e fáceis de misturar. Mantas que fazem referência às nostálgicas flanelas desbotadas pelo sol do sul da Califórnia são tecidas nas melhores camisas de botão de cashmere, shorts longos e calças. Um tecido reminiscente de veludo cotelê desgastado é elevado a ternos em cores ricas como lilás, vermelho bacca, verde, amarelo aurora, e vicunha. Chapéus de feltro e bonés de beisebol ajustados, bordados à mão em uma fábrica de chapéus centenária, bem como chinelos de cashmere escovada completam os looks.

A coleção estará disponível a partir de setembro de 2023 nas principais lojas Zegna em todo o mundo, nos canais de varejo The Elder Statesman e em parceiros selecionados.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:Moda

Mais de Casual

A Grand Seiko, marca japonesa de relógios de luxo, chega ao Brasil

Velocidade, luxo e lazer: os iates do Boat Show SP que chegam às águas brasileiras

Para além do tic-tacs: Bvlgari apresenta relógios relacionados à música

Um relógio de colecionador: a história do Submariner da Rolex