Casual

Fazer dieta por apenas dois dias é melhor que a semana inteira, diz estudo

Pesquisa foi realizada com 115 mulheres, acompanhadas por quatro meses

Mais salada na dieta é uma das formas de perder peso (StockXchng)

Mais salada na dieta é uma das formas de perder peso (StockXchng)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2011 às 21h22.

São Paulo - Uma pesquisa inglesa garante que fazer dieta por apenas dois dias é melhor que manter o regime a semana inteira. Segundo estudo apresentado, nesta quinta-feira, no encontro da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, uma dieta intermitente, com pouca ingestão de carboidratos, é mais eficiente em reduzir peso e diminuir os níveis de insulina no corpo do que uma dieta padrão.

Michelle Harvie, Ph.D e pesquisadora do Genesis Prevention Center, de Manchester, na Grã-Bretanha, tinha como objetivo estudar alternativas para reduzir os níveis de insulina nas mulheres. Altas quantidades do hormônio aumentam o risco de desenvolver câncer de mama. “Perda de peso e redução dos níveis de insulina são necessários para prevenir o câncer de mama, mas são metas difíceis de alcançar com as dietas convencionais”, disse Michelle.

A pesquisadora e suas colegas acompanharam, por quatro meses, os efeitos de três dietas diferentes na redução do peso e dos níveis de insulina em 115 mulheres com histórico de câncer de mama na família.

A primeira dieta permitia durante dois dias comer no máximo 650 calorias, e evitar carboidratos. A segunda previa baixo consumo de carboidratos durante dois dias da semana, nos quais seria permitido comer sem restrições gorduras insaturadas, vindas de alimentos como peixes, azeite de oliva e nozes. A terceira era a dieta mediterrânea (veja quadro abaixo) e permitia o consumo máximo de 1.500 calorias nas refeições diárias.

As duas dietas intermitentes tiveram mais sucesso na redução de peso e dos níveis de insulina que a dieta mediterrânea. As mulheres que fizeram as duas primeiras perderam, em média, 4 quilos e apresentaram diminuição de 22% e 14% nos níveis de resistência à insulina (a resistência ocorre quando o corpo não utiliza a insulina de maneira apropriada). Quem fez a dieta mediterrânea emagreceu, em média, 2,5 quilos, e tive 4% de diminuição nos níveis de resistência à insulina.

“É interessante notar que a dieta que restringe o consumo de carboidratos, mas permite o consumo de gorduras insaturadas, é tão eficiente quanto a que restringe tanto o consumo de calorias quanto o de carboidratos”, afirmou Michelle.

Acompanhe tudo sobre:Boa formaDietasEmagrecimentoExercícios FísicosSaúde e boa forma

Mais de Casual

O avião executivo mais escolhido por milionários e bilionários brasileiros

Adidas pede desculpas ao México por uso de design indígena em calçado

Foguete? Porsche bate recorde com velocidade 'insana' em rodovia na Alemanha

Conheça os rostos que irão estampar o ‘Calendário Pirelli 2026’