Casual

Falta de cerveja na Austrália é pesadelo natalino

As duas maiores cervejarias do país, Lion e Carlton & United Breweries, sinalizaram redução na produção devido a problemas na cadeia de suprimentos

Brinde com cerveja: importação para tentar abastecer Austrália  (Andreas Gebert/Reuters)

Brinde com cerveja: importação para tentar abastecer Austrália (Andreas Gebert/Reuters)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 09h00.

Com a temporada de festas de fim de ano se aproximando, os australianos enfrentam um verdadeiro pesadelo natalino: falta de cerveja.

As duas maiores cervejarias do país — Lion e Carlton & United Breweries — sinalizaram longos atrasos e redução na produção de algumas das bebidas mais populares do país devido a problemas na cadeia de suprimentos. O temor é que lojas e supermercados limitem as compras de bebidas no pior momento possível, quando milhões de australianos começam a sair de casa após repetidas medidas de lockdown e estão ávidos por alguma normalidade neste verão.

Um ponto crítico é a falta de pallets de madeira usados no transporte. O quadro obrigou a Lion — responsável por marcas como Tooheys, James Boag e Furphy — a diminuir a produção e priorizar produtos mais populares.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos pra você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

A empresa vem tentando encontrar alternativas, segundo comunicado enviado por e-mail, e avisou que produtos acondicionados em determinadas embalagens podem se esgotar.

Já a Carlton & United se esforça garantir embarques de Corona, que importa do México. “Com o Natal chegando, estamos distribuindo de forma justa entre os varejistas em toda a Austrália para ajudar a limitar a escassez”, afirmou um porta-voz.

Essas lamentações na Austrália — atrasos, escassez e preços em alta — se repetem ao redor do mundo, motivadas por enormes desequilíbrios entre oferta e demanda em meio à reabertura das economias. Grandes companhias de transporte marítimo enfrentam gargalos extraordinários por meses a fio, com longos períodos de interrupção que afetam os cronogramas das empresas e abalam mercados.

Mas nem tudo está perdido. A maior parte da cerveja consumida na Austrália é produzida internamente — e, portanto, sofre menor impacto com os problemas nas cadeias de abastecimento internacionais. Assim, afogar as mágoas de 2021 ainda está ao alcance dos australianos.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaCervejas

Mais de Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online