EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2015 às 20h54.
São Paulo - Na próxima sexta-feira (1), a trágica morte de Ayrton Senna, um dos maiores mitos do esporte nacional, completa 21 anos. Para manter a chama do ídolo acessa e relembrar a trajetória brilhante do piloto, a YDreams Brasil organiza novamente a exposição interativa Senna Emotion. A mostra estará aberta ao público no Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir do próximo 1º de maio.
Com cerca de 170 metros quadrados, a exposição está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil. Por meio dessas etapas, o público será convidado a mergulhar numa viagem repleta de experiências multissensoriais.
Entre os destaques, está um ambiente imersivo, que apresenta o Ayrton Senna como piloto, através de uma projeção mapeada na parede. Na sequência, os visitantes poderão interagir com uma projeção para descobrir através de depoimentos o que pensavam sobre Senna seus amigos, rivais e profissionais do automobilismo.
Além disso, uma vitrine interativa exibe objetos pessoais que faziam parte do dia a dia do piloto, todos originais e exclusivos da exposição.
Numa das salas é possível experimentar uma solução interativa e inédita nesta exposição. Através de um óculos de realidade virtual, o visitante é convidado a sentar na posição do piloto e acompanhar o campeão numa volta na pista de Interlagos.
Na área "Ayrton Senna do Brasil", o visitante vê a relação de amor, admiração e de retribuição ao povo brasileiro. Neste espaço é exibida uma das maiores atrações da exposição: através da tecnologia de "Vídeo Mapping", um carro cenográfico ganha as formas de todas as máquinas que Senna eternizou na Fórmula 1.
Com apenas um toque, o visitante aciona um show audiovisual que simula imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.
Também nesse espaço, o público poderá apreciar uma mostra de objetos, dentre eles o capacete com o qual Senna foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão, em 1991, integrado num ambiente holográfico.
O visitante ainda poderá, através de uma solução de realidade aumentada, fazer uma foto com o troféu do GP do Brasil e depois receber em seu e-mail. O documentário Senna será exibido na integra num espaço reservado para os fãs.
Após a temporada no Rio de Janeiro, a mostra segue para Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
Idealizada e desenvolvida pela YDreams Brasil, empresa internacional especializada em tecnologia interativa, e realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a exposição Senna Emotion foi produzida com recursos da Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio oficial de Itaú, Dunlop, Drogaria Pacheco/ Drogaria São Paulo e VillageMall.