Casual

Carboidratos não geram obesidade

Nutricionistas mostram que é possível emagrecer comendo pães e massas, desde que em porções equilibradas

Uma pesquisa mostrou ingestão de carboidratos desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho (GettyImages)

Uma pesquisa mostrou ingestão de carboidratos desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 12h11.

São Paulo - Nos últimos tempos, várias dietas têm pregado o macarrão como vilão da obesidade, e a máxima de que carboidrato engorda está praticamente arraigada no pensamento dos aficionados pela boa forma. Mais recentemente, alguns regimes prometem milagres com a eliminação do glúten. O consenso dos especialistas, porém, mostra que a melhor dica é o equilíbrio. Nada de eliminar nutrientes, apenas consumir em quantidades adequadas.

E é possível emagrecer comendo pães e massas? A resposta é sim, desde que as porções de alimento sejam equilibradas. Andrea Milanez e Sibele Monice seguiram um cardápio combinando o carboidrato, as proteínas e fibras e se deram bem. “Adoro pães e massas e nunca imaginei perder a barriga sem cortá-los do dia a dia”, conta Andrea.

O efeito sentido pelas duas mulheres é detalhado em uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) e publicada pela revista inglesa The New England Journal of Medicine. O estudo concluiu que diferentes dietas (com exclusão de carboidratos, gordura ou proteínas) geram a mesma perda de peso em longo prazo. O pesquisador Robert Ferguson, autor do livro “Diet-Free for Life”, mostra que o balanceamento entre nutrientes é a melhor forma de emagrecer. A posição também é ressaltada pelo Consenso Científico da Saudabilidade da Massa, corroborado por 15 cientistas de 13 países.

O argumento de que podemos comer massas sem culpa ganha força quando verificamos os prejuízos que a falta de carboidrato pode trazer ao organismo. “O nutriente é responsável pela energia que gastamos durante o dia. Sem ele, o corpo busca força nos músculos e acabamos perdendo massa magra, o que gera flacidez”, afirma Vanderli Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Outro estudo agora da Universidade de Tufts, nos EUA, comprova que a falta de carboidratos pode causar diminuição da capacidade cognitiva, atenção e memória, além de alterar o humor.

Os benefícios do carboidrato são muitos e para reforçar a importância do nutriente ao organismo, temos uma pesquisa da Universidade de Auckland, que concluiu que a ingestão do nutriente desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho. “Além disso, o baixo nível glicêmico do carboidrato permite que a digestão seja realizada em mais tempo, prolongando o efeito de saciedade”, diz Marchiori.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasSaúde e boa formaBem-estarObesidadeBoa forma

Mais de Casual

As apostas futuristas da Nike para impulsionar sua retomada financeira

10 dicas de especialistas para escolher um bom azeite

Adidas inaugura sua primeira loja conceito Originals no Brasil

O que é Governors Awards, prêmio do Oscar que Wagner Moura participou