Casual

Exames descartam envenenamento de Pablo Neruda

Exames nos restos do poeta chileno Pablo Neruda, morto poucos dias após o Golpe Militar de setembro de 1973, não demonstraram evidências de envenenamento


	O escritor, poeta e diplomata chileno Pablo Neruda: relatório dá fim a especulações de que o escritor teria sido envenenado
 (AFP)

O escritor, poeta e diplomata chileno Pablo Neruda: relatório dá fim a especulações de que o escritor teria sido envenenado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 12h27.

Santiago - Exames realizados nos restos do poeta chileno Pablo Neruda, morto poucos dias após o Golpe Militar de setembro de 1973, não demonstraram evidências de envenenamento, informou Patricio Bustos, diretor do Serviço Médico Legal (SML) do Chile. "Foi confirmado por diversas técnicas, complementares entre si, a existência de lesões metastásicas disseminadas em diversos pontos de seu esqueleto, o que corresponde à enfermidade pela qual estava sendo tratado", explicou Bustos.

Ainda de acordo com ele, foram encontrados somente sinais do câncer de próstata do qual sofria e do medicamento com o qual era tratado. "As análises toxicológicas efetuadas nos restos ósseos mostram a presença de substâncias derivadas de produtos farmacêuticos usados para o tratamento de câncer, especialmente de próstata, como era empregado na época de sua morte", apontou.

Desta forma, o relatório divulgado nesta sexta-feira, dia 8, dá fim a especulações levantadas por seu ex-chofer, Manuel Araya, de que o escritor teria sido envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, na clínica Santa Maria, 12 dias após o golpe de Estado contra o governo de Salvador Allende, que instaurou a ditadura militar no país. O poeta sofria de câncer de próstata e, de acordo com o boletim médico da época, essa teria sido a causa de sua morte, versão que Araya nega. De acordo com ele, agentes militares aplicaram injeções com veneno durante sua internação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasChileDitaduraEscritores

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis