Casual

Ex-responsável da BBC se demite por entrevista de Lady Di

Tony Hall, que liderou a investigação sobre a entrevista e depois foi diretor da BBC, anunciou sua demissão neste sábado da National Gallery britânica

BBC: ex-responsável por investigação de conduta inadequada da emissora em entrevista com Lady Di se demitiu neste sábado (CARL COURT/AFP/Getty Images)

BBC: ex-responsável por investigação de conduta inadequada da emissora em entrevista com Lady Di se demitiu neste sábado (CARL COURT/AFP/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 22 de maio de 2021 às 11h03.

Um ex-responsável da BBC, criticado pela sua "lamentável ineficácia" na investigação sobre a manipulação de um jornalista para obter uma entrevista com a princesa Diana de Gales em 1995, se demitiu neste sábado (22) como presidente da National Gallery britânica.

O jornalista da BBC Martin Bashir enganou Lady Di para que concedesse uma entrevista televisiva em 1995, na qual falou de seus problemas matrimoniais com o príncipe Charles, concluiu na quinta-feira uma investigação independente.

Tony Hall, que liderou a investigação sobre a entrevista e depois foi diretor da BBC, anunciou sua demissão neste sábado.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

"Como falei há dois dias, lamento muito os acontecimentos de 25 anos atrás e acredito que a liderança significa assumir a responsabilidade", disse em um comunicado publicado pelo museo londrinense.

"Sempre tive um forte sentido do serviço público e está claro que minha continuidade no cargo seria uma distração para uma instituição que me importa profundamente", acrescentou.

No relatório publicado na quinta-feira, o ex-juiz do Tribunal Supremo, John Dyson, não só criticou o jornalista Martin Bashir por usar documentos falsos para convencer Lady Di a dar a entrevista, como também criticou a direção da emissora pública britânica pela sua gestão do caso.

A entrevista explosiva, vista por 22,8 milhões de espectadores na época, colocou os holofotes sob o desconhecido Bashir, que há uma semana deixou a BBC alegando motivos de saúde.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:BBCFamília real britânicaReino Unido

Mais de Casual

Conheça os castelos mais famosos da Escócia

Os 50 carros mais vendidos do Brasil no mês de março de 2025

Melhores ovos de Páscoa de 2025: saiba quais comprar nos mercados

'Ainda Estou Aqui': filme já está disponível no streaming; veja onde assistir