Casual

Ex-jogadores chineses são presos por aceitar subornos

Os quatro jogadores detidos são Jiang Jin, Qiu Hong, Shen Se e Li Ming. Eles supostamente receberam subornos para forçar a derrota em uma partida do Campeonato Chinês

Dezenas de diretores de futebol, jogadores e árbitros foram detidos desde que em 2009 as autoridades lançaram uma campanha contra a corrupção (Feng Li/Getty Images)

Dezenas de diretores de futebol, jogadores e árbitros foram detidos desde que em 2009 as autoridades lançaram uma campanha contra a corrupção (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2012 às 10h11.

Pequim - Quatro ex-jogadores de futebol chineses do extinto Xangai International foram detidos acusados de aceitar subornos para forçar a derrota em uma partida do Campeonato Chinês de 2003, informou neste sábado o jornal Xinmin Wanbao.

Segundo o periódico de Xangai, os atletas teriam aceitado um total de US$ 1,6 milhão para perder um jogo contra o Tianjin Teda.

Os quatro jogadores detidos são Jiang Jin, Qiu Hong, Shen Se e Li Ming.

Este escândalo é divulgado após a detenção de antigos diretores da federação chinesa de futebol, entre os quais se encontra seu ex-vice-presidente, Nan Yong, e o antigo presidente do Tianjin, Zhang Yifeng.

Tanto Nan como seu antecessor, Xie Yalong - considerados os principais responsáveis pela máfia de compra e venda de partidas -, irão a julgamento em abril, segundo a imprensa chinesa.

Dezenas de diretores de futebol, jogadores e árbitros foram detidos desde que em 2009 as autoridades lançaram uma campanha contra a corrupção que durante anos imperou na liga de futebol chinesa, e que, segundo muitos torcedores, minguou a qualidade do futebol no país asiático.

Os escândalos afetaram tanto o futebol na China que durante um ano a televisão estatal do país decidiu não transmitir os jogos do campeonato diante do desinteresse dos telespectadores e da falta de patrocinadores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCorrupçãoEscândalosEsportesFraudesFutebolJogadores de futebol

Mais de Casual

O avião executivo mais escolhido por milionários e bilionários brasileiros

Adidas pede desculpas ao México por uso de design indígena em calçado

Foguete? Porsche bate recorde com velocidade 'insana' em rodovia na Alemanha

Conheça os rostos que irão estampar o ‘Calendário Pirelli 2026’