Casual

EUA: sindicato dos roteiristas premia filme que não é indicado ao Oscar

"Eighth Grade" superou os três favoritos que concorrem ao Oscar deste ano na categoria: "Roma", "Green Book: O Guia" e "Vice" de Adam McKay

Elsie Fisher em "Eighth Grade" (2018): ignorado pelo Oscar, filme é grande vencedor do Writers Guild Awards (Sundance Institute pro/Divulgação)

Elsie Fisher em "Eighth Grade" (2018): ignorado pelo Oscar, filme é grande vencedor do Writers Guild Awards (Sundance Institute pro/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 15h31.

São Paulo - O sindicato dos roteiristas dos EUA entregou na noite de domingo, 17, os seus prêmios anuais, que, geralmente, servem como prévia para os prêmios de roteiro do Oscar. Este ano, porém, o resultado surpreendeu o público, já que o principal vencedor da noite não está ao menos indicado na maior premiação do cinema.

Os Writers Guild Awards, como a premiação é conhecida, em inglês, deu o principal troféu da noite, de melhor roteiro original, para o drama adolescente Eighth Grade, escrito por Bo Burnham. O filme superou os três favoritos, que concorrem ao Oscar deste ano na categoria, Roma, de Alfonso Cuarón; Green Book: O Guia, escrito por Nick Vallelonga, Brian Currie e Peter Farrelly; e Vice, de Adam McKay. Concorria ainda Um Lugar Silencioso, escrito por Bryan Woods, Scott Beck e John Krasinski.

No Oscar, os filmes No Coração da Escuridão e A Favorita estão indicados na categoria de melhor roteiro original.

A outra principal categoria da noite de domingo, que também é disputada no Oscar, foi de melhor roteiro adaptado. O filme Poderia Me Perdoar?, escrito por Nicole Holofcener e Jeff Whitty e baseado no livro de Lee Israel, que também está indicado ao Oscar, ficou com o troféu.

Nesta categoria, outros três filmes indicados também disputam o Oscar. São eles Infiltrado na Klan, escrito por Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott e Spike Lee, baseado no livro de Ron Stallworth; Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins, baseado no romance de James Baldwin; e Nasce Uma Estrela, escrito por Eric Roth, Bradley Cooper e Will Fetters, baseado nos roteiros de 1954, de Moss Hart, e de 1976, de John Gregory Dunne, Joan Didion e Frank Pierson, que por sua vez são baseados na história original de William Wellman e Robert Carson.

A única diferença entre os indicados na categoria de roteiro adaptado é que o Sindicato dos Roteiristas escolheu dar uma indicação para Pantera Negra, enquanto o Oscar preferiu indicar A Balada de Buster Scruggs, dos irmãos Cohen.

O sindicato premiou ainda, na edição deste ano, o filme Bathtubs Over Broadway como o melhor roteiro de documentário. A produção não compete no Oscar.

Televisão

O Sindicato dos Roteiristas dos EUA premia ainda, anualmente, os esforços de escritores para a televisão e mídias variadas. Este ano, a série The Americans levou a melhor entre os roteiros de drama, enquanto The Marvelous Mrs. Maisel ganhou o prêmio de melhores roteiros de comédia.

Barry, da HBO, ganhou um prêmio entre as novas séries, enquanto a minissérie The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story venceu a categoria de formato longo.

O roteiro do jogo God of War foi o vencedor na categoria de videogame.

Acompanhe tudo sobre:CinemaEstados Unidos (EUA)FilmesOscar

Mais de Casual

Qual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e natural

Hyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros