Tudor: a marca abordou a necessidade de um sistema de corda à esquerda da caixa (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 28 de novembro de 2016 às 17h07.
Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 18h34.
Se você é um entusiasta de relojoaria e, coincidentemente, é canhoto, certamente você se sente deixado para lá por muitas marcas de relógios, uma vez que a maioria dos produtos são desenhados para serem usados por destros.
Pois, agora, a Tudor traz uma boa notícia para os apreciadores de modelos da marca que são canhotos: seu primeiro relógio voltado especialmente para canhotos, com a coroa voltada para a posição de 9 horas. Trata-se do modelo Pelagos LHD.
Como diversos outros modelos do portfolio da Tudor, este apresenta um pouco das raízes da companhia – especificamente os outrora populares e agora raros modelos voltados para canhotos produzidos para mergulhadores profissionais da marinha francesa por um pedido especial, realizado em meados do século XX.
A Tudor abordou a necessidade de um sistema de corda à esquerda da caixa (para ser usada do lado direito) depois de descobrir que os mergulhadores canhotos vestiam os relógios Tudor Submariner de cabeça para baixo no pulso direito, deixando assim a mão dominante acessar a coroa de enrolamento livre.
Desta forma, eles poderiam apenas acompanhar seu tempo de mergulho, mas não checar as horas de maneira efetiva.
Pleagos LHD (LHD são as iniciais para “Left Hand Drive”) carrega muitas das características do modelo voltado para destros, mas adiciona também alguns toques distintivos. Por exemplo, este é o primeiro modelo Tudor a ser oferecido com uma numeração gravada no verso sólido da caixa, com grandes algarismos arábicos.
O mostrador foi retrabalhado com marcadores luminescentes bege (que brilham em azul em condições de baixa luminosidade) e a nomenclatura Pelagos gravada logo acima da posição de 6 horas em vermelho.
A janela de data apresenta, às 3 horas, um disco de data em tonalidade bege com uma característica especial vinda dos modelos originais: os algarismos pares em vermelho e os ímpares em preto, um estilo que foi chamado por colecionadores como “roleta”.
Sua caixa de 42 mm de diâmetro e é elaborada em titânio com acabamento acetinado – e possui apenas o seu verso em aço. Como outros relógios Pelagos, ele possui uma válvula de escape automático de hélio: nesta peça voltada para o lado direito da caixa, para que a peça acomode a coroa devidamente à sua esquerda.
O bisel de rotação unidirecional possui cerâmica preta fosca que combina com a coloração do mostrador, assim como os algarismos ali marcados, preenchidos com material luminescente de tom bege. São 500 metros de resistência sob a água.
Dentro da caixa, um movimento de corda automática MT5612-LHD, uma variação do primeiro calibre de fabricação própria da companhia, que teve de ser retrabalhado para incluir a coroa do lado oposto ao normal.
Fora isso, ele possui todas as características do calibre original: um rotor bidirecional, 70 horas de reserva de energia, uma frequência de 28.800 vph, sistema de ajuste com inércia variável e mola de ajuste em silício, além de cerificação COSC – neste caso, realizada como se o usuário fosse canhoto.
A peça é finalizada por uma pulseira de titânio com um sistema especial de ajuste por molas patenteado e desenvolvido pela companhia.
Este sistema permite a expansão/contração da pulseira de acordo com a atuação da pressão do ambiente sobre o corpo do usuário.
Cada um dos relógios ainda vem acompanhado de uma pulseira de borracha preta com um link de extensão para ser usado sobre roupas de mergulho.
O relógio está disponível no mercado americano por US$ 4.400, sem adição de impostos e taxas.