Varanda ao lado da sala de estar é outro destaque arquitetônico (Mint/Divulgação)
Fernando Pivetti
Publicado em 25 de novembro de 2017 às 08h00.
Última atualização em 25 de novembro de 2017 às 08h00.
São Paulo - As ruas de Nova York, sempre movimentadas e com um trânsito digno de uma grande metrópole, vêm ganhando espaços que revolucionam o conceito de arquitetura e que trazem uma solução prática para a falta de espaço nas cidades.
Apesar de tomar lugar dos já escassos estacionamentos, as casas-caminhões tornaram-se exemplo de arquitetura contemporânea e criatividade por lá.
Esta casa de apenas 29 metros quadrados, desenvolvida pela empresa americana especializada Mint, inova desde sua ampla varanda até sua capacidade desafiadora.
O desafio de abrigar até oito pessoas parece impossível visto de fora. Mas pelo lado de dentro a história é diferente.
Acima da cozinha e da sala de estar, dois espaçosos lofts acessados por escadas conjuntas têm potencial para abrigar inclusive camas no padrão king size. Só com esses espaços a casa já comporta com conforto ao menos 4 pessoas, segundo a empresa.
No andar de baixo, ao lado do banheiro, uma sala auxiliar misteriosa pode servir para um depósito ou um quarto, mais modesto do que os de cima mas sem tirar o conforto e a privacidade.
Juntando os três dormitórios ao sofá-cama instalado na sala de estar, o que parecia improvável torna-se realidade: oito pessoas têm seu conforto garantido, mesmo estando em uma vaga de estacionamento no meio da rua.
O amplo espaço na varanda logo na entrada para a sala de estar e cozinha é outro grande destaque.
As portas de vidro ampliam a sensação de espaço, que já conta com uma cozinha generosa, levando em consideração o conceito da casa.
Completando os espaços, do outro lado da cozinha, uma lavanderia e um banheiro garantem o conforto de uma casa alternativa, que pode ser estacionada em qualquer lugar da cidade.