Casual

Esse país se tornou queridinho dos brasileiros para viagens de luxo

Desde o início de junho, a China isentou cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai da exigência de visto para estadias de até 30 dias

Xangai: uma das cidades mais tecnológicas do mundo.  (Leandro Fonseca/Exame)

Xangai: uma das cidades mais tecnológicas do mundo. (Leandro Fonseca/Exame)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 05h50.

Desde o ano passado, a Air China retomou a rota que liga o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, a Pequim, na China, com uma escala em Madri, na Espanha, sem a necessidade de descer do avião. A demanda pela rota foi tão alta que a companhia adicionou um quarto voo semanal neste terceiro trimestre do ano. Engana-se quem pensa que o público é formado apenas por chineses que vêm para o Brasil.

O voo também transporta brasileiros rumo à Ásia, especialmente turistas de luxo. Essa movimentação é percebida pelas mais de 2.300 agências de viagens associadas à Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional). "No roteiro internacional, a China tem chamado a atenção pela alta procura de brasileiros", afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da entidade.

Além das Muralhas e de sua rica história milenar, os turistas brasileiros desejam conhecer a gastronomia, os spas, os grandes hotéis, os prédios mais altos do mundo e um país altamente tecnológico.

Na avaliação da presidente, grande parte dessa procura está relacionada ao mesmo motivo que fez o Japão se tornar um dos destinos preferidos dos brasileiros para turismo nos últimos anos: a isenção de visto para viagens de curta duração. Após a decisão, a terra do sol nascente registrou um aumento no número de turistas brasileiros de 50,6 mil em 2023 para 85,6 mil em 2024, um salto expressivo de 69%.

Desde o início de junho, a China isentou cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai da exigência de visto para estadias de até 30 dias. Esse movimento equiparou os países sul-americanos a países europeus e asiáticos, o que indica uma tendência de crescimento no fluxo turístico.

Destino interno preferido dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo booking.com, empresa do mesmo grupo do Kayak, apontou João Pessoa como a única cidade brasileira entre os destinos mais promissores para 2025. Outros levantamentos indicam também Maceió e Fortaleza como tendências, junto à capital paraibana, que se somam ao Rio de Janeiro, presença constante entre os destinos mais desejados do país.

Ana Carolina Medeiros concorda que o Nordeste brasileiro está em alta. Segundo ela, no segmento de luxo, há um roteiro chamado Rota das Emoções, que percorre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão e tem registrado aumento no número de turistas, muitos em busca de locais quase intocados, com vistas paradisíacas e passeios exclusivos, como os icônicos Lençóis Maranhenses.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, no primeiro semestre, o fluxo de passageiros nos aeroportos maranhenses cresceu 9,27% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 983.258 embarques e desembarques. "Muitos turistas de luxo utilizam pistas menores com jatos particulares, uma prática que aumentou significativamente após a pandemia", diz Ana Carolina Medeiros.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-viagemTurismoLuxo

Mais de Casual

Revo amplia mobilidade de luxo no interior paulista com novo lounge

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark

LVMH estuda vender participação de 50% da Fenty Beauty, marca de Rihanna