Casual

Escultura de aranha de Louise Bourgeois bate recorde de US$ 32,8 milhões em leilão

As aranhas monumentais de Bourgeois apareceram em espaços públicos, incluindo o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha; a Tate Modern de Londres; o Museu de Arte Moderna de San Francisco; e a National Gallery of Art de Washington, D.C.

 (AFP/AFP)

(AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 19 de maio de 2023 às 09h58.

Última atualização em 19 de maio de 2023 às 11h47.

Uma escultura de aranha gigante da artista franco-americana Louise Bourgeois foi vendida por US$ 32,8 milhões (em torno de 163 milhões de reais) na quinta-feira, 18, estabelecendo um recorde para a obra de uma escultora em um leilão — informou a Sotheby's.

A obra, que mede cerca de três metros de altura e 5,4 metros de largura, foi concluída por Bourgeois em 1996 e é uma das quatro aranhas monumentais a leilão. A Sotheby's não identificou o comprador.

O vendedor, informou a casa, foi a Fundação Itaú, do Brasil, que adquiriu a obra há menos de 25 anos.

Bourgeois nasceu em Paris, mas passou boa parte de sua vida em Nova York, onde se tornou conhecida por suas icônicas instalações artísticas. Faleceu em 2010, aos 98 anos.

Quem foi Louise Bourgeois

Ela foi uma pintora e gravadora prolífica, mas se tornou famosa, principalmente, por suas esculturas em grande escala, em particular, as aranhas ágeis e esguias. Segundo ela, essas aracnídeas evocavam lembranças de sua mãe, tanto como uma sinistra ameaça quanto como uma dedicada tecelã.

Acompanhe tudo sobre:ArteLeilões

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking