O escritor sueco Henning Mankell: "minha ansiedade é muito profunda, mas de modo geral posso mantê-la sob controle", disse (Francois Guillot/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 07h39.
Estocolmo - O escritor sueco Henning Mankell revelou nesta quarta-feira que foi diagnosticado com câncer.
"Minha ansiedade é muito profunda, mas de modo geral posso mantê-la sob controle", escreveu em seu site oficial.
O escritor, que ganhou reconhecimento mundial com a série de livros sobre o inspetor Kurt Wallander - que inspirou uma série de televisão britânica protagonizada por Kenneth Branagh - disse que o câncer foi detectado durante um tratamento de rotina.
"Poucos dias depois me disseram de maneira muito clara: era sério. Tinha um tumor na parte posterior do pescoço e outro no pulmão esquerdo. O câncer também poderia ter atingido outras partes do corpo", escreveu.
O escritor, de 65 anos, publicou as reflexões sobre o diagnóstico em sua página oficial e no jornal sueco Goteborgs-Posten, para o qual pretende escrever colunas sobre sua experiência com a doença.
"Quase em seguida decido tentar escrever sobre isto (...) Mas o farei da perspectiva da vida, não da morte", explicou.
Mankell, romancista e dramaturgo que vive entre a Suécia e Moçambique, publicou mais de 20 livros e obras para crianças.
A série sobre o inspetor Wallander, ambientada no sul da Suécia, começou em 1991 com o livro "Faceless Killers" e tem 13 títulos.