Escritor Michel Houellebecq (Michele Tantussi/Getty Images)
AFP
Publicado em 9 de maio de 2019 às 10h00.
Última atualização em 9 de maio de 2019 às 10h00.
O escritor francês Michel Houellebecq recebeu o Prêmio de Literatura Europeia do Estado da Áustria, dotado com 25.000 euros, anunciou nesta quarta-feira o ministério da Cultura em Viena.
O romancista de 63 anos, um dos autores de língua francesa mais traduzidos e vendidos no mundo, foi premiado por sua arte de "provocar o debate", destacou o ministro Gernot Blümel em um comunicado.
"Escreve de maneira clara, precisa e sem compromisso sobre temas que mobilizam nossa sociedade europeia e a modificam profundamente: do radicalismo político até o terrorismo, passando pelas biotecnologias e o sonho imortalidade", afirmou.
Em seu sétimo romance, "Serotonina", publicado em janeiro, Michel Houellebecq leva seus leitores ao coração de uma França rural e sofredora, no que pareceu antecipar o movimento dos "coletes amarelos".
Premiado diversas vezes na França e convertido em Cavaleiro da Legião de Honra pelo presidente Emmanuel Macron no mês passado, Houellebecq é o primeiro escritor francês a receber o prêmio austríaco de literatura europeia desde Patrick Modiano em 2012. Dois anos mais tarde, Modiano recebeu o Nobel de Literatura.