Casual

Escolha o armário certo para deixar sua cozinha mais quente e acolhedora

Descubra qual é o modelo mais indicado para o ambiente e lembre-se: casa colorida pode ajudar até a melhorar a saúde

Cozinha: quando se fala em cozinha colorida, existem muitas opções (Viva Decora/Divulgação)

Cozinha: quando se fala em cozinha colorida, existem muitas opções (Viva Decora/Divulgação)

DS

Daniel Salles

Publicado em 6 de dezembro de 2020 às 06h10.

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 às 13h14.

Cozinhar é uma tarefa que deveria ser alegre. Quando estamos na cozinha de casa, afinal, em geral estamos em família ou com os amigos por perto, compartilhando momentos especiais. Então, por que não fazer uma decoração para este cômodo igualmente alegre? Por que não investir em um armário de cozinha colorido?

Aprenda como investir na bolsa para mudar sua cozinha. Comece hoje com o IniciAção!

Cozinha colorida, mas ainda sóbria
Quando se fala em cozinha colorida, a maioria das pessoas lembra de tons vivos. Mas existem outras opções. Os móveis mais simples para este tipo de ambiente apresentam partes em branco. Opções mais sofisticadas de armários planejados podem ter as suas partes personalizadas de preto e cinza, combinando com os eletrodomésticos super modernos e o conceito contemporâneo de viver, que prega limpeza fácil.

Mais alegria através da cor
Se queremos uma cozinha com um visual mais alegre e confortável, porém, um retrato das reuniões de família, devemos investir em armários de outras cores. É o caso, por exemplo, das peças mobiliárias revestidas de lâminas em tons de laranja, vermelho ou verde. E não podemos nos esquecer das lindas propostas de cozinhas multicoloridas, com um astral super jovial.

As tecnologias evoluíram e é óbvio que sempre teremos como aliadas as boas técnicas do passado. Ou seja, podemos contar com opções de armários para cozinha já vindos de fábrica em diversas cores. Podemos, inclusive, solicitar um projeto personalizado à loja, atendendo ao nosso gosto. Uma tendência do momento são os móveis feitos de aglomerado de madeira, revestidos de lâmina plástica, de madeira ou laca.

Para quebrar um pouco a sobriedade de uma decoração moderna, podemos mesclar elementos novos e antigos. Por exemplo, colocar uma mesa, cadeiras, cristaleira ou paneleiro restaurado em meio a um conjunto de armários novos, fabricados hoje em dia. E estas peças podem ser pintadas ou trabalhadas em alguma técnica artesanal, como a pátina, na cor que quisermos, se tornando um ponto focal importante.

Charme e sofisticação em casa
Os móveis fabricados hoje em dia podem apresentar detalhes surpreendentes. Eles podem ter tanto a parte externa quanto interna colorida - fica a seu critério ou do seu decorador. Também pode ter puxadores coloridos. Ou portas de nichos em vidro com possibilidade de película colorida. E, no caso das cozinhas, os módulos interiores podem receber também um tampo colorido, geralmente de pedra – como em quartzo, silestone ou granito.

Mudança de atitude
Muita gente nem imagina, mas as cores dos ambientes impactam nas nossas atitudes, saúde e humor. Pois saiba que, ao colocar mais cor na sua cozinha, é provável que você consiga obter resultados diferentes. Mais azul e verde turquesa fariam sua família repensar a quantidade de alimentos consumidos. Verde e laranja estimulam a alimentação saudável. E toques de vermelho nos fariam comer mais.

Os benefícios que cada cor trariam:

branco = limpeza e simplicidade;

rosa = compaixão, união, e carinho com a família;

amarelo = claridade, abundância, sucesso e positividade;

marrom = estabilidade, autenticidade e ligação com a natureza;

laranja = alegria, conforto, calor, e boas energias;

roxo = calma;

preto: sofisticação e requinte.

Do que está mais precisando? É só acertar na cor e começar pelos móveis. Mas não esqueça de planejar também os tons dos revestimentos, utensílios e ornamentos que ficarão expostos.

Essas dicas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaDecoraçãoDesign

Mais de Casual

Chef do Copacabana Palace é o primeiro da América Latina a entrar na seleta Dom Pérignon Society

O prédio mais caro de São Paulo e com a assinatura de Alex Allard será erguido na Oscar Freire

A cidade (nada óbvia) que conquista o título de melhor destino cultural na Europa

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana