Casual

Energize a mente e melhore o desempenho

Pesquisas mostram que uma alimentação saudável pode ajudar a dar mais energia, melhorando o desempenho cognitivo e o humor


	Água é o primeiro elemento para uma alimentação saudável: líquido permite a ocorrência de reações químicas no corpo
 (Mr.Angga Hadilaksananto / Stock Xchng)

Água é o primeiro elemento para uma alimentação saudável: líquido permite a ocorrência de reações químicas no corpo (Mr.Angga Hadilaksananto / Stock Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 11h46.

São Paulo - Cansaço mental, falta de energia e de concentração são queixas comuns, atribuídas ao estilo de vida moderno. Excesso de compromissos profissionais e atividades pessoais acarretam hábitos de vida que levam a esse desequilíbrio. Por outro lado, a nutricionista Maria Fernanda Elias, mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, indica que as pesquisas científicas mostram que existem vários componentes em uma alimentação saudável que podem ajudar a modificar processos internos no cérebro e, por meio disso, promover impacto perceptível e mensurável nos níveis de energia, desempenho cognitivo e humor.

"Apesar do cérebro representar apenas 2% do peso total do corpo, ele utiliza cerca de 20% de toda a energia que é produzida. A principal fonte para a produção de energia pelo organismo é a glicose, obtida, preferencialmente, por meio do consumo de alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pão, massa, batata, mandioca e frutas. Assim, fica fácil perceber porque as dietas que restringem o consumo de carboidratos causam fadiga e tontura", explica a nutricionista.

Além da glicose, a especialista apresenta abaixo as outras substâncias que contribuem para o estado de alerta e bom desempenho mental:

  • Água: o líquido permite a ocorrência de reações químicas no corpo. A desidratação, mesmo que mínima, pode levar ao estado de confusão e cansaço.
     
  • Vitaminas do complexo B: esses nutrientes participam do processo de obtenção e síntese de energia, além de outras importantes funções metabólicas. A riboflavina (vitamina B2), vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico (vitamina B9) são fundamentais para a proliferação celular e síntese das células vermelhas do sangue. Um estudo randomizado e controlado, que utilizou altas doses de vitaminas do complexo B em homens saudáveis, mostrou aumento de energia durante testes de cognição e elevação do vigor físico percebido pelos indivíduos.
  • Ácido docosahexaenóico (DHA): esse ácido graxo ômega-3 chama a atenção dos pesquisadores devido a sua essencialidade na estrutura cerebral. Sabe-se que o DHA representa cerca de 97% dos ácidos graxos presentes no cérebro e, por isso, baixos níveis de DHA no sangue estão associados a declínio cognitivo em idades mais avançadas. Estudos observacionais, em grandes populações, indicam também que o alto consumo de peixes – alimentos fontes de DHA – pode estar associado com a diminuição do risco de Alzheimer.
     
  • Coenzima Q10: aproximadamente 95% da energia total que o corpo precisa para realizar suas funções é ativada pela coenzima Q10. Isso significa que ela não é apenas necessária para a realização das atividades físicas, mas também é fundamental para a atividade cerebral. A coenzima Q10 também atua como um potente antioxidante, sendo que a manutenção de níveis adequados no organismo está associada com menor risco para doenças neurodegenerativas.
     
  • Zinco: o mineral é um importante constituinte de enzimas antioxidantes, substâncias que atuam no cérebro contribuindo para a função cognitiva. Estudos associam a ingestão de zinco com melhora da cognição em indivíduos de meia idade.
     
  • Magnésio: necessário para a composição de mais de 300 enzimas, o mineral auxilia na transmissão de impulsos nervosos e na habilidade dos neurônios estabelecerem novas conexões, contribuindo para a função cognitiva normal. Alguns estudos preliminares mostram que o aumento dos níveis de magnésio no cérebro pode melhorar a aprendizagem e a memória.

"Uma alimentação equilibrada fornece água, energia e nutrientes - fundamentais para o equilíbrio da saúde. A utilização de produtos fortificados e suplementos nutricionais pode auxiliar na ingestão recomendada desses componentes e, consequentemente, manter o bom estado nutricional", finaliza Maria Fernanda.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoSaúdeTrigo

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH