Casual

Enciclopédia voltada às artes ganhará nova versão

Em 2014, começam a ser contemplados na enciclopédia do Itaú Cultural os segmentos de música, dança e cinema


	Exposição no Itaú Cultural: outro recurso disponível na enciclopédia serão os vídeos
 (Divulgação/Facebook)

Exposição no Itaú Cultural: outro recurso disponível na enciclopédia serão os vídeos (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2013 às 11h05.

São Paulo - Fonte para estudiosos, pesquisadores e trabalhadores da cultura, a enciclopédia digital do Itaú Cultural estará de cara nova a partir de janeiro. Até agora, estavam disponíveis para consulta as áreas de artes visuais, teatro, literatura e arte e tecnologia.

Em 2014, começam a ser contemplados os episódios e artistas mais significativos também dos segmentos de música, dança e cinema. Outra diferença em relação à base de dados atual: toda a enciclopédia será acessada de forma unificada, e não separada por segmentos artísticos como acontecia até agora.

"A experiência com o trabalho de catalogar e organizar acervos acabou deixando evidente que muitos artistas possuem atuação em diversas áreas", pontua Tânia Rodrigues, gerente das enciclopédias.

Outro recurso disponível na enciclopédia são os vídeos, que complementam as informações dos verbetes com entrevistas dos artistas em questão, falando sobre seu trabalho e obras mais significativas. As gravações devem ter legendas em inglês, francês e espanhol.

O que entra no ar em janeiro é uma versão beta do site, ainda passível de ajustes. Mas já será possível consultar 176 verbetes de cinema, 101 de dança e 459 de música. Somam 142 os vídeos disponíveis.

Mesmo com as novidades, as áreas que já eram contempladas anteriormente devem continuar crescendo. Existem hoje para consulta na internet 5.556 verbetes de artes visuais, 914 de teatro, 655 de literatura brasileira e 109 de arte e tecnologia.

O trabalho foi iniciado há cerca de 25 anos. À época, para chegar ao público, o banco de dados era transportado dentro de caminhões, que percorriam a cidade e recebiam visitantes. Em 2013, até novembro, o número de acessos à enciclopédia foi, segundo informações da entidade, de 12,5 milhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisInternet

Mais de Casual

Hyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno