Casual

Empresa do Japão apresenta primeiro robô de papel do mundo

São Paulo - A indústria robótica jamais se aproximou tanto do sustentável: no lugar de metal, fibra ou plástico, a empresa japonesa Aki escolheu lâminas de papelão como material para seu modelo de robô humanóide. O projeto de baixo impacto ambiental foi apresentado na Feira Internacional de Mobiliário Contemporâneo no último final de semana, em Nova […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h29.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h18.

São Paulo - A indústria robótica jamais se aproximou tanto do sustentável: no lugar de metal, fibra ou plástico, a empresa japonesa Aki escolheu lâminas de papelão como material para seu modelo de robô humanóide. O projeto de baixo impacto ambiental foi apresentado na Feira Internacional de Mobiliário Contemporâneo no último final de semana, em Nova York. A figura 3D de traços femininos foi criada com lâminas horizontais de papelão encaixadas e fez sucesso imediato na feira com seus movimentos graciosos.

Fácil de transportar e de baixo custo, o robô é irmão da linha de produtos da Aki chamada D-Torso, cujo conceito é dividir informações tridimensionais em fatias e reorganizá-las através lâminas de papel montáveis. Febre imediata no Japão, as esculturas são concebidas em computador e cortadas à laser em folhas com espaço para encaixe, e cada objeto pode ser montado em casa. Já o robô de papel articulado, o primeiro feito com essa tecnologia, só poderá ser visto em exibições, como mostra o vídeo gravado na feira de design. 

 

 


Acompanhe tudo sobre:DesignSustentabilidadeRobótica

Mais de Casual

Azul cria novas categorias do programa de fidelidade; a mais alta é só para convidados

Passeio na Serra do Mar Paranaense disputa Oscar do turismo na categoria Trem de Luxo

15 mostras de arte que estreiam em São Paulo além da Bienal

Frida Kahlo e Diego Rivera inspiram coleção de relógios da Bvlgari; veja fotos