Casual

Documentário sobre Sebastião Salgado é indicado a Oscar

Longa é dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado


	Wim Wenders e Sebastião Salgado observam fotografias durante filmagem de "O Sal da Terra"
 (Divulgação/Imovision)

Wim Wenders e Sebastião Salgado observam fotografias durante filmagem de "O Sal da Terra" (Divulgação/Imovision)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 12h52.

Los Angeles - "O Sal da Terra", dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, foi indicado nesta quinta-feira ao Oscar de melhor documentário.

Junto a ele, vai concorrer nesta 87ª edição do Oscar outra produção que se baseia na vida de uma fotógrafa, neste caso a americana Vivian Maier, que trabalhou como babá até que seus negativos - escondidos durante a Segunda Guerra Mundial - foram descobertos.

"A Fotografia Oculta de Vivian Maier", de John Maloof e Charlie Siskel, foi indicado ao Oscar junto a "Vietnã: Batendo em Retirada", dirigido por Rory Kennedy e centrado nas últimas semanas da guerra nesse país; "CitizenFour", de Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky, sobre a figura de Edward Snowden; e "Virunga", de Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara, sobre um grupo de pessoas que tenta salvar um dos últimos gorilas das montanhas no Parque Nacional do leste do Congo.

Quatro documentários muito fortes com os quais o filme sobre o trabalho de Salgado - realizado por seu filho Juliano, junto ao diretor alemão Wim Wenders - vai concorrer.

Apresentado no último Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio especial do júri da seção "Um Certo Olhar", o documentário faz um percurso preciosista da impressionante obra de Salgado e sua forma de se aproximar da natureza para retratá-la em todo seu esplendor e, às vezes, horror.

Com muitas imagens fixas que mostram até os mais mínimos detalhes do trabalho de Salgado, o documentário recolhe mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, nos quais o brasileiro visitou áreas virgens e isoladas de todo contato humano.

Um filme que mostra algumas das fotografias mais conhecidas de Salgado, como as que documentam as condições infernais de trabalho nas minas da Indonésia, o drama da pesca tradicional na Sicília em sua série "Trabalhadores" (1993), ou ainda sua visão do drama dos refugiados em "Êxodos" (2000).

*Matéria atualizada às 13h52

//www.youtube.com/embed/tjwGceNX_3k

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesOscar

Mais de Casual

50 Best: Don Julio é melhor restaurante da América Latina; veja lista

Os melhores livros de 2024, segundo o Financial Times

Armani Ristorante: o encontro entre moda e culinária italiana

Mais de 100 etapas de trabalho artesanal são necessárias para a construção de uma caneta Montblanc