Casual

Dissidente Ai Weiwei lamenta bloqueio a paródia de "Gangnam"

Artista criticou o governo por retirar de sites do país uma paródia dele sobre o vídeo do sucesso do rapper sul-coreano Psy

Ai Weiwei fazendo um cover de "Gangnam Style" (Cortesia de Ai Weiwei/Divulgação/Reuters)

Ai Weiwei fazendo um cover de "Gangnam Style" (Cortesia de Ai Weiwei/Divulgação/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 18h05.

Pequim - O artista plástico e dissidente político chinês Ai Weiwei criticou o governo, nesta quinta-feira, por retirar de sites do país uma paródia dele sobre o vídeo do sucesso "Gangnam Style", do rapper sul-coreano Psy.

Ai e funcionários da sua empresa realizaram a famosa dança de Psy no ateliê dele, em Pequim, e divulgaram as imagens na noite de quarta-feira em sites chineses como o Tudou, equivalente local do YouTube, que é bloqueado na China.

Ai, de 55 anos, chamou o vídeo de "Caonima". A palavra significa "cavalo da lama na grama", alusão a uma criatura imaginária semelhante à alpaca, mas que também soa em chinês como um xingamento pesado.

Muitos usuários chineses da internet --inclusive Ai-- usam o termo "caonima" como uma espécie de afronta à censura do governo sobre os computadores do país.

Ai contou à Reuters que a gravação do vídeo levou apenas dez minutos, mas que a edição consumiu um dia inteiro. Ele foi ao ar por volta da meia-noite de quarta-feira (hora local) e foi visto por dezenas de milhares de pessoas antes de ser tirado do ar, horas depois.

Ai disse que a dança e a música de Psy são expressões de individualismo que deveriam ser permitidas na China.

"Acima de tudo, sentimos que cada pessoa tem o direito de se expressar, e esse direito à expressão está fundamentalmente vinculado à nossa felicidade e até à nossa existência", afirmou. "Quando uma sociedade exige constantemente que todos devem abandonar esse direito, então a sociedade se torna uma sociedade sem criatividade. Ela nunca pode se tornar uma sociedade feliz."

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaChinaEntretenimentoGangnam StyleIndústria da músicaMúsicaMúsica popPolítica no BrasilProtestosPsy (cantor coreano)

Mais de Casual

Conheça os castelos mais famosos da Escócia

Os 50 carros mais vendidos do Brasil no mês de março de 2025

Melhores ovos de Páscoa de 2025: saiba quais comprar nos mercados

'Ainda Estou Aqui': filme já está disponível no streaming; veja onde assistir